Internet gratuita resulta em maior arrecadação de impostos em Mirador

Em tempos de crise, aumentar a arrecadação é uma maneira eficaz de manter os cofres públicos abastecidos. Então, que tal criar alternativas viáveis para alcançar esse objetivo? Uma iniciativa da Administração Municipal de Mirador (distante aproximadamente 45 quilômetros de Paranavaí) tem garantido resultados positivos.
Na manhã de ontem, o gestor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Mirador, André Issao Kamitani, apresentou a iniciativa para integrantes do Conselho Consultivo do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica), em reunião realizada em Paranavaí.
Tudo começou com a implantação de um sistema de distribuição de sinal de internet para diferentes setores da Administração Municipal. A quantidade disponível era maior do que a necessária, por isso, a ideia foi distribuir o excedente entre os aproximadamente 2.300 habitantes da cidade.
Para isso, algumas regras foram criadas. Entre os critérios, exigiram que o titular da linha de internet tivesse mais do que 18 anos, residisse em Mirador, apresentasse título de eleitor, não possuísse débitos municipais, emplacasse o veículo na cidade e mantivesse filhos na escola.
A implantação do sistema de distribuição gratuita do sinal começou em 2007. Depois de resolvidos todos os trâmites legais para o funcionamento do sistema, os moradores começaram a ter acesso à internet. Assim, cumprindo os requisitos necessários, contribuíram para aumentar a arrecadação de tributos.
Kamitani informou que de 2008 a 2012, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) teve acréscimos constantes. Em 2013 e 2014, houve redução na arrecadação, mas algumas mudanças no projeto de distribuição de internet gratuita estão garantindo a retomada dos pagamentos já em 2015.
Para se ter uma ideia, em 2007 o pagamento do IPTU representava algo em torno de 30% de todo o valor lançado pela Administração Municipal. Em 2012, o percentual já era maior do que o dobro: 78%.
O número de veículo emplacados em Mirador também cresceu, bem como a quantidade de motoristas em dia com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), lembrando que 50% do valor do tributo é destinado à Administração Municipal e a outra metade ao Governo Estadual.
ECONOMIA – Outra vantagem que o sistema de internet garantiu à Prefeitura de Mirador foi a mudança na rede de telefonia, que possibilitou uma grande economia. Basta comparar os gastos de 2010, aproximadamente R$ 68 mil, aos de 2014, perto de 31 mil. Novos investimentos serão feitos, para que o valor da fatura caia para algo em torno de R$ 18 mil.
EMPREGOS – De acordo com o gestor de TI da Prefeitura de Mirador, os benefícios do projeto também foram percebidos no item geração de empregos. É que a Administração Municipal não dispunha de equipe para instalar os equipamentos de recepção do sinal da internet em residências e empresas. Assim, alguns profissionais da área passaram a prestar o serviço para a população.