Investimento em inovação mostra resultado no Paraná
CURITIBA – Produtos e processos inovadores desenvolvidos por 50 micro e pequenas empresas do Paraná com apoio do Programa de Apoio à Pesquisa na Pequena Empresa (Pappe), que utiliza recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), foram apresentados terça-feira (21), em Curitiba, no evento Novas Ideias Novos Negócios.
Os participantes tiveram seus projetos aprovados no edital Paraná, operado por um consórcio composto pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), e Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP-PR).
Além da apresentação dos cases inovadores, o evento contou com uma rodada de negócios, onde possíveis investidores e parceiros comerciais puderam conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelas empresas que participaram do programa.
Representando o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o gerente do Senai Centro Internacional de Inovação, Filipe Cassapo, destacou a importância das parcerias entre agências de fomento, governo, empresas e universidades para fomentar a inovação. “Podemos buscar a geração de emprego, renda e aumentar nossa competitividade através da inovação”, disse.
Também presente no evento, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal Santos Neto se comprometeu a apoiar as empresas inovadoras. “Isso é muito importante, não podemos deixar que os recursos para a subvenção da inovação minguém. Esse é um investimento que traz resultado”, afirmou.
Os 50 projetos contemplados pelo Pappe Subvenção estão distribuídos em 14 municípios em todas as regiões do Paraná e diversas áreas da indústria: agroindústria, eletroeletrônica, meio ambiente, metalmecânica, nanotecnologia, plástico, saúde e tecnologia da informação e comunicação (TIC).
Além das dezenas de produtos e processos inovadores desenvolvidos com apoio do programa, o saldo de resultados inclui 30 registros de patente, sendo dois deles internacionais, e nove protocolos de marca. “Se o país pretende aumentar seu número de patentes, meu conselho é que invista nas empresas”, observa o coordenador de recursos financeiros para inovação do Senai, Felipe Couto. Segundo ele, este tipo de iniciativa é fundamental na disseminação da inovação na cultura empresarial do Estado. “Cada empresa tornou-se uma replicadora da cultura da inovação”, afirmou.
Outro indicativo do sucesso do programa é que 13 empresas participantes já estão vendendo seus novos produtos. Até julho de 2012 estas empresas já tinham vendido R$ 2,6 milhões. A previsão é que até dezembro estas vendas cheguem a R$ 11,7 milhões e, em 2013, somem R$ 37,2 milhões.
Estes números são um bom indicativo de como o investimento em inovação pode trazer bons resultados. O volume desembolsado em média pelo programa para cada empresa foi de R$ 237 mil, totalizando R$ 13,1 milhões em recursos não-reembolsáveis, dos quais R$ 10 milhões são financiados pela Finep, R$ 700 mil pela Fiep, R$ 700 mil pelo Sebrae-PR e R$ 1,7 milhão fruto de rendimentos de aplicações financeiras.
Além disso, há uma contrapartida das empresas participantes que soma R$ 5,2 milhões, cerca de 40% do total dos recursos disponibilizados no edital. Segundo o consultor do Sebrae/PR, Aloísio Cerqueira, esta contribuição varia de empresa para empresa de acordo com o seu faturamento. “Quem pode mais, coloca mais, quanto maior o faturamento maior a contrapartida financeira”, afirma.
O perfil do público alvo do Pappe Subvenção é de empresas de micro e pequeno porte, com faturamento anual de até R$ 10,5 milhões. No entanto, conforme destaca Cerqueira, 86% das empresas participantes faturam até R$ 2,6 milhões, o que reforça a importância do projeto de possibilitar a inovação em empresas que naturalmente teriam poucas condições de disponibilizar uma fatia do seu orçamento para esta finalidade.
Os participantes tiveram seus projetos aprovados no edital Paraná, operado por um consórcio composto pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), e Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP-PR).
Além da apresentação dos cases inovadores, o evento contou com uma rodada de negócios, onde possíveis investidores e parceiros comerciais puderam conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelas empresas que participaram do programa.
Representando o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o gerente do Senai Centro Internacional de Inovação, Filipe Cassapo, destacou a importância das parcerias entre agências de fomento, governo, empresas e universidades para fomentar a inovação. “Podemos buscar a geração de emprego, renda e aumentar nossa competitividade através da inovação”, disse.
Também presente no evento, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal Santos Neto se comprometeu a apoiar as empresas inovadoras. “Isso é muito importante, não podemos deixar que os recursos para a subvenção da inovação minguém. Esse é um investimento que traz resultado”, afirmou.
Os 50 projetos contemplados pelo Pappe Subvenção estão distribuídos em 14 municípios em todas as regiões do Paraná e diversas áreas da indústria: agroindústria, eletroeletrônica, meio ambiente, metalmecânica, nanotecnologia, plástico, saúde e tecnologia da informação e comunicação (TIC).
Além das dezenas de produtos e processos inovadores desenvolvidos com apoio do programa, o saldo de resultados inclui 30 registros de patente, sendo dois deles internacionais, e nove protocolos de marca. “Se o país pretende aumentar seu número de patentes, meu conselho é que invista nas empresas”, observa o coordenador de recursos financeiros para inovação do Senai, Felipe Couto. Segundo ele, este tipo de iniciativa é fundamental na disseminação da inovação na cultura empresarial do Estado. “Cada empresa tornou-se uma replicadora da cultura da inovação”, afirmou.
Outro indicativo do sucesso do programa é que 13 empresas participantes já estão vendendo seus novos produtos. Até julho de 2012 estas empresas já tinham vendido R$ 2,6 milhões. A previsão é que até dezembro estas vendas cheguem a R$ 11,7 milhões e, em 2013, somem R$ 37,2 milhões.
Estes números são um bom indicativo de como o investimento em inovação pode trazer bons resultados. O volume desembolsado em média pelo programa para cada empresa foi de R$ 237 mil, totalizando R$ 13,1 milhões em recursos não-reembolsáveis, dos quais R$ 10 milhões são financiados pela Finep, R$ 700 mil pela Fiep, R$ 700 mil pelo Sebrae-PR e R$ 1,7 milhão fruto de rendimentos de aplicações financeiras.
Além disso, há uma contrapartida das empresas participantes que soma R$ 5,2 milhões, cerca de 40% do total dos recursos disponibilizados no edital. Segundo o consultor do Sebrae/PR, Aloísio Cerqueira, esta contribuição varia de empresa para empresa de acordo com o seu faturamento. “Quem pode mais, coloca mais, quanto maior o faturamento maior a contrapartida financeira”, afirma.
O perfil do público alvo do Pappe Subvenção é de empresas de micro e pequeno porte, com faturamento anual de até R$ 10,5 milhões. No entanto, conforme destaca Cerqueira, 86% das empresas participantes faturam até R$ 2,6 milhões, o que reforça a importância do projeto de possibilitar a inovação em empresas que naturalmente teriam poucas condições de disponibilizar uma fatia do seu orçamento para esta finalidade.