Investimentos vão garantir segurança para o público e preservação do Teatro
Desde o início deste ano, o Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, de Paranavaí, está fechado para eventos culturais e artísticos. A decisão de não realizar apresentações no local foi tomada com base na necessidade de fazer reformas e adequações na estrutura física do prédio.
Recentemente, a Administração Municipal anunciou a liberação de R$ 600 mil para investimentos. Os recursos do Governo do Estado serão aplicados na troca de equipamentos de segurança e em reparos. Outra parte do dinheiro garantirá a compra de equipamentos.
A diretora-presidente da Fundação Cultural, Rosi Sanga, disse que a própria Administração Municipal buscou informações junto ao Corpo de Bombeiros e ao Ministério Público. O objetivo foi identificar que mudanças precisariam ser feitas. Um documento foi elaborado para justificar o fechamento do teatro.
Ainda é cedo para falar em prazos. A partir do anúncio da liberação dos R$ 600 mil, tiveram início os trâmites de licitação. Trata-se do procedimento legal que definirá a empresa responsável pelas obras. Somente quando essa etapa estiver concluída é que será possível fazer projeções sobre começo e final da reforma.
Rosi Sanga apontou algumas mudanças necessárias: tratamento antichama nas paredes de madeira, revestimentos, carpete, fiação elétrica, alarme de incêndio e corrimões. Diante de tudo isso, “fechamos por questão de segurança”. A ideia, disse a diretora-presidente da Fundação Cultural, é “preservar o espaço e os usuários”.
De acordo com ela, a estrutura atual existe desde 2003. De lá para cá, a legislação sofreu alterações, deixando os equipamentos de segurança do teatro obsoletos. Por isso, é possível que a Administração Municipal tenha algumas dificuldades no sentido de encontrar fornecedores de alguns materiais de reposição.
Mesmo assim, Rosi Sanga garantiu que está confiante. “O espaço é lindo e vai ficar ainda melhor”. Ela destacou que o Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa representa um importante ambiente para toda a classe artística de Paranavaí. “Uma cidade como a nossa precisa de uma estrutura assim”.
Uma das principais atividades realizadas no teatro é o Festival de Música, Poesia e Conto (Femup), que neste ano chega à 53ª edição e está programado para novembro. A Administração Municipal ainda estuda como será o evento, no caso de o teatro não estar liberado até lá.
Entre as possibilidades citadas por Rosi Sanga está a utilização do espaço externo e do Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca. De qualquer forma, ela garantiu que o Centro Cultural, que inclui o teatro, a biblioteca e a praça, tem condições de abrigar o tradicional festival de Paranavaí.