Ipea mapeia a dinâmica do emprego e da informalidade por setores

Em um cenário de aumento do desemprego e da informalidade no país, a análise do comportamento dos indicadores por setor permite identificar onde estão os maiores gargalos e projetar políticas públicas para a melhoria do mercado de trabalho. É essa a proposta da Nota Técnica "Análise da dinâmica do emprego setorial de 2014 a 2015", que será lançada pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – amanhã, 13, no Rio de Janeiro, às 10 horas.
A pesquisa analisa a dinâmica do emprego e da informalidade no período de um ano que vai do 4º trimestre de 2014 ao 3º trimestre de 2015, com a utilização de diferentes ferramentas metodológicas, como a análise de indicadores dos fluxos de trabalhadores entre diferentes status ocupacionais. Alguns dos diversos setores analisados são os de comércio, construção, alimentação, serviços domésticos, administração pública, educação e agricultura/pecuária.
Entre as informações apresentadas, estão os setores que mais tiveram variação líquida de empregos e aqueles com maior transição para o emprego informal. O trabalho será explicado pelo coordenador de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Renda do Ipea, Carlos Henrique Corseuil, no auditório do Ipea na cidade do Rio de Janeiro 
O IPEA – (www.ipea.gov.br) – Fundação Pública vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais – possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro – e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.