Italianos buscam classificação antecipada

SÃO PAULO (Folhapress) – Itália e Japão se enfrentam hoje, às 19h, em Recife, pela segunda rodada do Grupo A da Copa das Confederações. Em caso de vitória, os europeus podem garantir a classificação antecipada à próxima fase. Para isso, torcem para que o México não vença o Brasil, em duelo que acontece mais cedo, às 16h, em Fortaleza. Já os asiáticos, derrotados na estreia, buscam os três pontos para seguirem vivos na competição.
O técnico da Itália, Cesare Prandelli, disse acreditar que o adversário chega ao confronto mais descansado, por ter jogado no sábado -a Azurra entrou em campo no domingo. Outra vantagem dos japoneses, segundo Prandelli, é o fato de a equipe ser comandada pelo italiano Alberto Zaccheroni.
"O Japão leva uma pequena vantagem, na minha opinião, por ter um dia a mais de descanso. Além disso, Alberto [Zaccheroni] conhece muito bem a nossa seleção e sabe como jogamos. Imagino que ele vá preparar uma armadilha para nos enfrentar", declarou o treinador.
Ex-treinador de Milan, Lazio e Inter de Milão, Zaccheroni nasceu em Meldola, pequena cidade localizada no norte da Itália. Contratado em 2010 para dirigir a seleção oriental, o treinador nunca havia trabalhado no exterior.
Com grande atuação na estreia, o meia Pirlo é o jogador que mais preocupa os japoneses.
"É o maestro da equipe, um jogador fantástico. Temos que dificultar a vida dele desde o início do jogo. A Itália sempre teve uma grande seleção. Eles são muito sólidos na defesa e extremamente bem organizados", analisou o meia Makoto Hasebe.
Hasebe criticou a postura de sua equipe na derrota por 3 a 0 para o Brasil. Para o jogador, o esquema deverá ser mais ofensivo hoje.
"Contra o Brasil ficamos muito na defensiva. É pena que tenhamos perdido. Mas a seleção brasileira é muito forte e ainda tinha o apoio da torcida. Isso tudo nos deixou muito impressionados", analisou.
ITÁLIA – Buffon; Abate, Chiellini, Barzagli e De Sciglio; Pirlo, De Rossi, Montolivo, Giaccherini e Marchisio; Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli
JAPÃO – Kawashima; Uchida, Yoshida, Konno e Nagatomo; Hasebe, Endo, Kiyotake e Honda; Kagawa e Okazaki. Técnico: Alberto Zaccheroni
Estádio: Arena Pernambuco, em Recife. Horário: 19h.