Itaúna do Sul realiza mutirão e pede a ajuda da população

A Secretaria da Saúde, através do secretário interino Thiago Castanhari, em parceria com a Vigilância Sanitária que tem como coordenador da atividade, Dione Paulo Martin, desenvolveu ontem (20) um mutirão visando minimizar as possibilidades do surgimento de novos focos do Aedes aegypti, mosquito da dengue no município.
Participaram além da equipe de Itaúna do Sul, também equipes de Marilena, Diamante do Norte e Nova Londrina. A medida foi tomada logo após ter conhecimento de dois grandes focos do mosquito e devido aos mais de 100 casos confirmados neste ano de 2014 somente em Itaúna do Sul.
O secretário Thiago disse estar preocupado ainda para a possível chegada da febre chikungunya, que tem sintomas parecidos com os da dengue e também é transmitida pelos mosquitos do gênero Aedes infectados. “Portanto agora é Tolerância Zero contra o mosquito da dengue”, disse ele.

Thiago convocou toda a população para participar, efetuando a limpeza de seus terrenos e casas, colocando em frente a suas residências todos os materiais dispensáveis; como latas, pneus velhos, plásticos, enfim tudo que armazena água, para que sejam recolhidos pelas equipes do mutirão. Todo o material deve estar embalado em sacos plásticos próprios para o lixo. Também deve ser feita a limpeza das calhas d’água, e de bebedouros dos animais. Esse trabalho tem que ser constante, em especial neste início da época das chuvas de verão.

Água em céu aberto do tanque ou da pia deve ser canalizada para a fossa, e os encanamentos nas bocas de lobo dessas águas, deverão ser desviados também para as fossas. “Nas casas onde forem encontrados focos, será aplicada multa”, alertou o secretário.
A exemplo das residências, os estabelecimentos comerciais, em especial, bares lanchonetes e carrinhos ou trailers de lanches, também deverão ser multados caso sejam encontrados copos plásticos, garrafas e latinhas nas proximidades.
Outra situação é relacionada às folhas, pede-se aos munícipes que ao efetuarem a varrição em frente as suas casas, que coloquem as folhas dentro de sacos pretos de lixo, assim facilitará a coleta e evitará que as mesmas sejam levadas pelas chuvas às bocas de lobo, além de deixar as ruas e a cidade mais limpa e bonita.