Já é possível fazer o cadastramento biométrico no Fórum Eleitoral de Paranavaí

José Belarmino vai completar 71 anos de idade antes das eleições, ou seja, não seria mais obrigado a votar. Mesmo assim, decidiu ir até o Fórum Eleitoral de Paranavaí para fazer o cadastramento biométrico. O procedimento teve início ontem e se estenderá até o dia 4 de maio.
Nesta primeira fase, o grupo prioritário é composto por pessoas com deficiência e quem vai participar do pleito eleitoral pela primeira vez. Também estão incluídos no público-alvo os eleitores que votam no Colégio Estadual de Paranavaí (aproximadamente 3.500 pessoas), porque houve remanejamento de seções.
Chefe de Cartório da 138ª Zona Eleitoral, Cristiano Tomás de Aquino informou que os interessados em fazerem o cadastramento biométrico precisam acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-pr.jus.br) e agendar o horário de atendimento, assim, evitarão as filas de espera.
O procedimento vale para eleitores de Paranavaí, Amaporã, Nova Aliança do Ivaí e Tamboara. Inicialmente, não é obrigatório – o que ocorrerá somente a partir de novembro deste ano.
Para fazer o cadastramento biométrico é necessário apresentar um documento pessoal com foto e um comprovante de residência atual.
De acordo com o chefe de cartório, nas eleições municipais de outubro serão utilizadas as duas metodologias de identificação: manual e pelo sistema biométrico. No processo seguinte, em 2018, a identificação dos eleitores se dará exclusivamente pelo reconhecimento das impressões digitais.
Para José Belarmino, de 70 anos, morador de Paranavaí, a participação dos eleitores é importante para o processo de transformação do país. “Vou votar, mesmo não precisando. Quero ajudar a melhorar o Brasil, mas é importante que a gente saiba votar”.