Japão vence Coreia do Sul e volta ao pódio após 28 anos

A defesa japonesa novamente fez a diferença e ajudou a equipe a derrotar a Coreia do Sul na disputa pelo terceiro lugar do vôlei feminino, ontem. A vitória por 3 sets a 0 (25/22, 26/24 e 25/21) deu ao país o bronze no torneio.

Foi a primeira medalha japonesa na modalidade desde Los Angeles-1984, quando também acabou com o bronze. O Japão ganhou o ouro em Tóquio-1964, quando o vôlei estreou na Olimpíada, e também em Montréal-1976.

No Canadá as sul-coreanas terminaram com o bronze, sua única medalha no esporte.

Os Jogos de Londres marcaram a volta das duas equipes asiáticas as semifinais olímpicas, mas elas perderam a chance de disputar o ouro. As japonesas foram derrotadas pelo Brasil por 3 a 0, mesmo placar da vitória americana sobre a Coreia do Sul.

O jogo começou equilibrado com muitos ralis. As bolas demoravam para cair e o Japão dependia muito de Saori Sakoda. A atacante não decepcionou e ajudou a sua equipe a abrir vantagem no fim e fechar o set. Ela terminou como a maior pontuadora da partida, com 23 pontos.

O segundo set começou com as japonesas animadas, abrindo 8 a 1 até o primeiro tempo técnico. A defesa forte compensava a falta de bloqueio. A equipe terminou o jogo zerada no fundamento, enquanto as rivais marcaram oito pontos desse modo.

A Coreia do Sul chegou a salvar três match points, mas num ataque para fora de Yeon-Koung Kim o Japão fez 2 a 0. Apesar do erro, a atacante foi o destaque da equipe com 22 pontos.

Disposta a não abrir mão da medalha, as sul-coreanas voltaram mais fortes no terceiro set e começaram na frente, mas as adversárias encostaram. As duas equipes se alternaram na frente sem abrir muita vantagem, até que no final o Japão conseguiu desgarrar e garantir a medalha com um ataque de Saori.