Jardim Panorama terá sua unidade de saúde

O prefeito Rogério Lorenzetti assinou, sexta-feira, a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de construção de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), desta vez no Jardim Panorama.
A população do bairro, que até o momento é atendida na UBS do Jardim Ipê, passará a ter uma unidade própria de atendimento até o final do ano, já que o prazo de execução da obra é de 6 meses. Os investimentos para a construção da nova UBS ultrapassam R$ 653 mil.
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.
“Estamos construindo oito UBSs neste padrão em Paranavaí. Já dobramos o número de unidades no município desde o início da gestão. Poucos municípios conseguiram esta conquista de ter liberado junto ao Governo Federal a construção de oito unidades de saúde de uma vez”, disse o prefeito Rogério Lorenzetti.
O secretário de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, disse que “hoje temos muitas obras no setor de Saúde em andamento no município. Para mim é uma alegria muito grande poder ver mais uma Unidade Básica de Saúde sendo liberada para construção, garantindo atendimento de mais qualidade ainda para a população”.
Agamenon de Souza disse ainda que nas pré-conferências realizadas nos bairros e distritos tem ouvido as reivindicações da população, “mas em todas as reuniões também temos recebido elogios aos profissionais da Saúde. Estamos buscando fazer sempre o melhor”.
RECONHECIMENTO – A vereadora Zenaide Rosa Borges esteve representando o Legislativo e parabenizou o prefeito por mais esta obra. “Para mim é uma satisfação ver nossa cidade ganhando mais uma Unidade de Saúde. Só temos que parabenizar o prefeito pela iniciativa, pelo empenho da equipe em concretizar este, que era um sonho muito antigo da população daquela região”.
A presidente da Ucampar (União Comunitária das Associações de Moradores de Paranavaí), Aparecida Ravagnani, destacou: “Fomos conhecer o local onde será construída a nova UBS [próximo ao DER] e o espaço é realmente muito bom. Vai ser ótimo para a população daquele bairro ter um atendimento mais próximo e de qualidade”.

Investimentos em estrutura

Esta é uma das 13 Unidades Básicas de Saúde em construção – ou já foram entregues – durante a administração do prefeito Rogério Lorenzetti.
Entre 2009 e 2012, foram inauguradas duas unidades, sendo uma na Vila Operária (primeira parte da UBS Dr. Celso Konda) e uma no Jardim Morumbi. Com isso, o antigo posto do bairro foi reformado e passou a atender exclusivamente a população rural a partir de 2014. A informação é da assessoria da Prefeitura.
No início de 2013, também na Vila Operária, foi inaugurada a USF (Unidade Saúde da Família) Dr. Eloi Tramontin, unidade de referência para gestantes de alto risco.
No ano passado, mais duas unidades foram entregues, uma no Distrito de Graciosa e outra na Vila Operária, que corresponde à segunda parte da Unidade Básica de Saúde Dr. Celso Konda.
Outras oito Unidades Básicas de Saúde foram conquistadas junto ao Governo Federal, graças a um projeto que teve início em 2010. Destas, uma está em construção no Jardim Monte Cristo, outra no Jardim Ouro Branco (ao lado da supercreche), duas em estágio avançado na Zona Leste e no Jardim Maringá, e mais quatro para os Jardins São Jorge, Coloninha, Centro e Panorama.
Todos esses investimentos foram necessários para adequar o atendimento ao fato do município ter ampliado, em 2014, as equipes de Estratégia Saúde da Família. Hoje, 100% da população da cidade conta com este tipo de cobertura. Sendo assim, o município, que em 2010 tinha 12 unidades básicas, está contando atualmente com 18 UBSs.
Somam-se a essa lista de investimentos realizados na infraestrutura da saúde, outras diversas obras de reforma – como a das UBSs do Jardim Ipê, Sumaré, Zona Leste, Jardim Maringá e São Jorge – e a abertura de uma nova unidade no Jardim Ipê, para cumprir com a cobertura do Estratégia Saúde da Família.
Também foi realizada a mudança do NIS Central, que teve os seus serviços divididos em três diferentes prédios, mais amplos e com melhor condição de atendimento, a construção de uma Academia da Saúde no Jardim Maringá, que visa a promoção da saúde da população através da prática de exercícios físicos, e iniciada a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).