Jogos dos Contabilistas serão em Ponta Grossa

Os Jogos dos Contabilistas do Paraná (JOCOPAR) é um campeonato esportivo promovido pela Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) e disputado por contabilistas representantes dos 17 sindicatos de contabilistas do Estado.
Cada edição é realizada num determinado município, com o sindicato instalado na cidade-sede sendo o responsável pela organização.
Os jogos nasceram em 1993, ano em que movimentou apenas 123 atletas contabilistas. Hoje, é o maior evento esportivo de profissionais liberais do país.
Nas últimas edições mais de 700 contabilistas têm participado, informou o presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Divanzir Chiminacio. Ele ilustra a importância que os jogos adquiriram na vida dos contabilistas paranaenses ao longo de mais de 20 anos de competição e de confraternização.
Divanzir, que acompanhou a trajetória de todas as edições, vê nos jogos algo mais que pura e simples competição. “Não é só competir ou ganhar medalhas, o objetivo principal da competição vai muito além: é unir e expandir os laços da classe”. E ressalva: “Apesar das dificuldades de atleta e estrutura de cada sindicato, o importante mesmo é a participação”.
REGISTRO HISTÓRICO PARA PARANAVAÍ – O embrião dos Jocopar surgiu no ano de 1992, na cidade de Paranavaí, mais precisamente na hoje Chácara Maria Mãe da Igreja. Foi realizado num único dia com a presença, além de Paranavaí, das cidades de Curitiba, Maringá e Londrina.
A primeira edição oficial dos jogos aconteceu em Foz do Iguaçu, um ano depois do evento em Paranavaí, mais precisamente em 1993, com 123 atletas contabilistas.
Paranavaí não participou das primeiras 4 edições dos jogos. Iniciou sua participação em 1997 na cidade de Toledo e na história dos jogos, Paranavaí possui 17 troféus, sendo 8 títulos inéditos de campeão nas modalidades de truco, em 1999, em Campo Mourão; suíço sênior, em 2003, em Umuarama; bocha, em 2004, em Paranavaí; canastra e futebol suíço máster em 2009, em Curitiba; truco, em 2010 em Francisco Beltrão; futebol suíço super máster, em 2011, em Pato Branco; e futebol suíço super máster, em 2012, em Maringá.
Paranavaí estará presente mais uma vez com 40 profissionais, os quais estarão disputando as seguintes modalidades: futebol suíço livre, futebol suíço super máster, futsal, tranca, tênis de mesa, natação livre, truco, vôlei de areia em duplas, vôlei de areia em trio e atletismo máster.
Para esta edição dos jogos em Cascavel, de 11 a 14 de novembro, são esperados mais de 800 contabilistas de todo o Estado do Paraná, confirmando ser este o evento de maior participação de profissionais liberais no gênero no Brasil.