Jornalistas criticam informações sobre retorno de Neymar ao Barcelona

Nas últimas semanas, jornais espanhóis noticiaram quase que diariamente os rumores de que o brasileiro Neymar poderia deixar o Paris Saint-Germain para voltar a vestir a camisa do Barcelona ao final da temporada 2018-19.
E todas as questões sobre o futuro de Neymar geraram uma reação praticamente coletiva dos jornais na Espanha. O Sport, da Catalunha, detonou os rumores com dois textos publicados nesta sexta-feira.
"Se a ideia absurda de seu retorno foi criada pela imprensa, não existiram cavernas suficientes para se esconder. Este debate é um insulto ao senso comum que deveria existir em um esporte marcado pela lógica de seus protagonistas. Por isso Stoichkov voltou ao Barça, Van Gaal retornou ao Camp Nou. Por isso Figo foi para Madrid, e Paulinho deixou o Barcelona para voltar à China. O que acontece com Neymar não é isso. É muito pior", diz o colunista Ivan San Antonio.
"É tentar vender uma moto enferrujada para Dani Pedrosa (piloto da MotoGP) como se fosse uma Harley-Davidson. É uma fantasia que nem o futebol suporta, alimentada por aqueles que mais deveriam conhecer este mundo. O mais difícil é entender como o vestiário pode considerar seriamente a mínima possibilidade do retorno de Neymar ao Barça. Confirma que há uma brecha insuperável entre o mundo real e a bolha em que vivem os futebolistas."
"Deixem de especular e comecem a informar, que é sua informação", diz Pere Mas em outro artigo publicado pelo Sport. "O que está acontecendo nas últimas 48 horas com o possível retorno de Neymar à Espanha não tem explicação. "Por que, de repente, Ney está na boca de todos?"
Já o jornal Marca, de Madri, trata os rumores como uma "questão de Estado, com o Catar envolvido".
"Esta semana começaram com o rumor de que sua volta ao Camp Nou poderia acontecer. Falam do desejo do jogador em reencontrar seu passado. Mas a realidade se choca com a suposta vontade de esquecer este um ano e cinco meses que teve em Paris. Enquanto isso, Neymar, que dizem estar infeliz, ajuda o clube de Paris na busca por reforços a ponto de falar com alguns de seus conhecidos para tentar convencê-los a fecharem com o PSG", completou o colunista José Félix Díaz.
“CHANCE ZERO” – Xavi Hernández foi enfático ao falar sobre possível retorno de Nerymar ao Barcelona. “Não vejo chances de que Neymar possa voltar ao Barça”.
Em entrevista à Rádio Cadena Ser, o meio-campista que fez história no Barcelona e atualmente defende o Al-Sadd Sports Club (Qatar) lembrou da transferência de Neymar para o PSG. O time francês pagou a multa de 222 milhões de euros (cerca de R$ 824 milhões) para contratar o brasileiro em agosto de 2017, o que fez tornar-lo jogador mais caro do futebol mundial.
"Não vejo o Barcelona recontratando ele, acredito que não saiu de todo bem com a equipe. Vejo zero possibilidade, sinceramente", disse.
Xavi, no entanto, reforçou que Neymar é hoje um dos principais jogadores do mundo, inclusive com a possibilidade de atingir o nível de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi,
"Mas como jogador é uma bomba. Se ele renovar as baterias, amadurecer e trabalhar, se colocará à altura de Messi e Cristiano. Ele é um líder, ele sempre quer a bola, mas ser o número um depende de sua mentalidade".