José Edgear Pereira assume cargo de secretário-executivo
Na manhã de ontem (1º), os prefeitos que fazem parte do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica) chegaram ao entendimento e indicaram o nome de José Edegar Pereira (Bedão) para o cargo de secretário-executivo. Por seis votos contra três, Bedão venceu o outro concorrente, João Marques, que já exerceu a mesma função anteriormente.
O novo secretário-executivo assume as funções a partir de hoje (2). Ele disse que num primeiro momento irá verificar os projetos em andamento. Também comentou que verificará quais são as demandas das cidades que fazem parte do consórcio para definir novos projetos.
“Temos pressa de fazer os projetos acontecer. Porém, não podemos fazer as coisas de forma atropelada. Usarei minha experiência administrativa e acharei a forma mais ágil e legal de dar andamento aos projetos”, afirmou.
NOVO PRESIDENTE – A reunião de ontem foi a primeira presidida pelo prefeito de São João do Caiuá, José Carlos Maia. Ele assumiu o Cica porque o ex-presidente Carlos Henrique Rossato Gomes (Caíque) deixou a liderança do consórcio para assumir a presidência da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar).
Maia afirmou que dará continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido. “O trabalho que o Caíque vinha desenvolvendo terá continuidade. Contamos com o apoio do Governo do Estado em novas parcerias que serão planejadas. Precisaremos do apoio e colaboração de todas as cidades que fazem parte do consórcio”, disse o novo presidente.
DESCENTRALIZAÇÃO – Na primeira atividade de Maia na presidência, o técnico do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) Doraci Ramos de Oliveira falou sobre a descentralização de liberação de licença ambiental. Hoje, o processo administrativo é realizado pelo Estado, mas uma lei federal repassou a obrigação aos municípios.
Em todo o Estado, aproximadamente 20 cidades já se adequaram à norma. O restante ainda tenta se adaptar à nova regra. “Dificilmente as cidades terão condições de se adequar por causa do alto custo e da funcionalidade. Por isso, umas das opções seriam as parcerias com o Cica”, comentou o técnico.