José Galvão destaca representatividade da Câmara de Vereadores de Paranavaí
Eleitos para representar a população, os vereadores elaboram leis e fiscalizam as ações e os investimentos do Poder Executivo. Em tese, significa que quanto maior for a diversidade, melhor será o trabalho em defesa dos interesses da comunidade.
Nesse sentido, o presidente José Galvão destacou uma característica da atual gestão da Câmara de Vereadores de Paranavaí. “É um dos grupos com maior representatividade dos últimos 20 anos.”
Eleito por aclamação para assumir a presidência durante o biênio 2017-2018, Galvão ressaltou a participação de uma mulher (Zenaide Borges) e de três negros (Cláudio Sabino, Luiz Aparecido da Silva, o Mancha, e Milton Hipólito dos Santos).
O presidente salientou a representação de vários bairros e a diversidade profissional dos vereadores. Citou, ainda, o fato de haver vereadores reeleitos e outros que chegaram pela primeira vez. Além disso, cada legislador representa um partido diferente.
PLANOS – Galvão está no quinto mandato. Foi eleito em 1996, 2000, 2008, 2012 e 2016. Chegou à presidência depois de muitas especulações e conversas de bastidores. Escolhido por unanimidade, disse que pretende atuar com base no diálogo e na transparência.
Ele disse que espera não ter dificuldades para trabalhar com os vereadores, por causa dos vínculos de amizade. “Tenho liberdade para conversar com todos. Quero fazer o melhor para afinar os relacionamentos, assim, estaremos em harmonia.”
O mais importante, na avaliação do presidente, é buscar atender os interesses da população. Por isso, uma das propostas que ele pretende por em prática é a Câmara Itinerante. A ideia é promover reuniões nos bairros, para ouvir os moradores.
Ações como essa já foram desenvolvidas em mandatos anteriores, e são de extrema importância, segundo Galvão. “Fortalecem o Legislativo e nos aproximam da população.” Escolas municipais e estaduais, entidades e instituições de Paranavaí também deverão ser visitadas.
Com esse trabalho, o presidente quer garantir que as pessoas participem de forma mais ativa das decisões tomadas pelos vereadores. “Geralmente vêm as sessões quando há projetos de interesse específico. Queremos que estejam presentes sempre, porque quando participam, as reuniões são mais proveitosas.”
PROJETOS – Galvão falou sobre alguns projetos que tiveram grande repercussão em 2016 e que podem voltar a ser discutidos, por exemplo, o reajuste fiscal e a regulamentação do uso das calçadas em frente a bares e lanchonetes.
No primeiro caso, o presidente disse que a retomada depende do posicionamento do Poder Executivo. “Se houver interesse do prefeito [Carlos Henrique Rossato Gomes – Delegado Caíque], vamos dar continuidade.”
Sobre as calçadas, Galvão afirmou que reconhece a importância de voltar a discutir o assunto. Quer conversar com representantes de bairros e de entidades de classe, como a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap).
Outro assunto que deverá entrar em discussão durante a presidência de José Galvão é a reforma do prédio que sedia a Câmara de Vereadores. Ele disse que a preocupação é com a falta de equipamentos que garantam a acessibilidade de pessoas com deficiência. “A Casa de Leis não está adaptada para receber a população.”
EXECUTIVO – As relações com o Delegado Caíque deverão se dar de maneira cordial. Galvão contou que eles cursaram Direito juntos e que vê o chefe do Executivo como um amigo. “Não sei como vai ser como prefeito, mas quero manter a harmonia, sempre atuando com independência.”
Na opinião do presidente, o mais importante é que os interesses da comunidade estejam em primeiro lugar. “Se tivermos essa postura, toda a sociedade vai sair ganhando.” E continuou: “O diálogo tem que existir. Sou do diálogo e espero o mesmo. Se for assim, não vejo dificuldades.”
CÂMARA – Galvão destacou que a estrutura administrativa da Câmara de Vereadores já está completa. São dez vereadores e um assessor para cada. Mais 16 servidores efetivos e outros quatro comissionados, além de duas estagiárias e os funcionários terceirizados responsáveis pela limpeza do prédio.
Os servidores nomeados são: Airton de Melo Gonçalves (diretoria geral), Silvério Kurunzi Rolin (diretoria financeira), Luciano Ricato (assessoria jurídica da presidência), e Maurílio Paulino (assessoria da presidência).
Além de José Galvão, a Mesa Diretora é composta pelos vereadores Zenaide Borges (vice-presidente), Leônidas Fávero Neto (primeiro secretário) e Claudemir Barini (segundo secretário). Os demais legisladores são: Lucas Barone, Aldrey Azevedo, Milton Hipólito dos Santos, Luiz Aparecido da Silva (o Mancha), Cláudio Sabino e Carlos Alberto João.
PRESIDENTE – Galvão disse que vai trabalhar para fortalecer o Legislativo. Pretende agir com humildade, respeito e transparência. “Quero fazer algo diferente, definir metas e planos de atuação, ouvir as pessoas. A comunidade pode esperar muito trabalho do presidente.” O objetivo, disse, é ajudar a cidade a melhorar e crescer.
Ele afirmou que se sente honrado por assumir a presidência da Câmara de Vereadores pela primeira vez. Reconheceu que a responsabilidade é grande, mas garantiu que fará o melhor que puder para corresponder às expectativas que depositaram nele.