Jovens flagrados com porções de maconha

Notório que as drogas, liberadas ou proibidas, constituem um dos grandes flagelos do tempo presente. A maconha é a mais comum dentre as proibidas. Na noite de anteontem, por exemplo, dois jovens foram flagrados com pequenas porções – cada um tinha dois gramas.   
Por volta das 19 horas, uma equipe da Rotam (Ronda Tático Motorizada) fazia patrulhamento pela Rua Esperança, Vila Alta, quando abordou um rapaz de 17 anos. Na revista pessoal, foi localizada a porção da droga, em um dos bolsos da bermuda.
O rapaz seguiu o manual do tráfico para este caso, ou seja, nunca revelar o vendedor. Disse que comprou de um desconhecido, pagando R$ 5,00. Também falou que era para consumo pessoal.
Como se trata de menor de 18 anos, o Conselho Tutelar foi acionado e a mãe do rapaz acompanhou toda a situação. O jovem voltou para casa, mas vai responder na forma prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Mesmo em caso de adultos, é considerado um delito de menor potencial ofensivo.  
OUTRO USUÁRIO – Pouco antes da abordagem ao menor, a Polícia Militar foi informada que havia usuários de drogas numa praça da Rua Juscelino Kubitschek, Jardim Paulista.
Os policiais avistaram duas pessoas no citado espaço público. Os jovens foram abordados e revistados. Com um deles, 20 anos de idade e residente em Terra Rica, foi encontrado um cigarro artesanal de maconha.
Ele confirmou ser usuário e que teria comprado a droga na cidade onde mora. Também revelou que foi expulso de casa pela mãe e que por isso está em Paranavaí. Também falou que a droga seria apenas para o seu uso e que não passaria para terceiros.
Diante disso, o outro jovem que nada tinha de ilegal, foi liberado. Já o rapaz com a droga foi encaminhado para o cartório da Polícia Militar, onde foi elaborado o Termo Circunstanciado de Infração Penal (Tecip) para delitos de menor potencial ofensivo.
DRAMAS FAMILIARES – Na noite desta quinta-feira a Polícia Militar foi chamada para intervir em um típico drama familiar provocado por drogas, no caso, drogas lícitas.
De acordo com os relatórios, um rapaz de 22 anos chegou em casa alterado por conta do consumo de bebida alcoólica. Bêbado, teria xingado a mãe e ainda feito ameaças.
Advertido, o jovem saiu do local. Já a mãe de 52 anos preferiu não representar, atitude previsível, de proteção. Ocorrência às 20 horas, na Rua Pedro Rodrigues de Carvalho, Jardim Maringá.
BRIGA DE EX – No plantão encerrado ontem pela manhã, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência por problemas de família, envolvendo uma curiosidade.
Uma mulher de 50 anos disse que estava em uma lanchonete com o ex-marido, quando a outra ex-mulher do citado ex-marido, se aproximou e passou a fazer uma série de xingamentos. Também teria tentado agredir fisicamente, mas foi impedida por outras pessoas.
No final das contas, a equipe encaminhou para o 8º Batalhão a vítima, a suspeita e uma testemunha. Foi elaborado o Tecip e a mulher, acusada de passar do ponto, deve responder pelas atitudes. De qualquer forma, um crime considerado de menor potencial ofensivo.