Jovens inspiram novos ares para o cenário político

#IMG02“Acho necessário que os jovens tenham mais interesse pela política”, disse o eleitor Ademir Bernardinelli, no último domingo. Na opinião dele, a juventude inspira novos ares para o cenário político do país. Bernardinelli é pai do candidato a vereador mais jovem de Paranavaí, João Paulo Viana Bernardinelli (JP), que conquistou 172 votos, representando 0,37% do total.
Para Selma Viana Bernardinelli, mãe de JP, a candidatura de uma pessoa jovem – o filho completou 18 anos em agosto – motiva outros cidadãos a se integrarem no movimento político. “O jovem precisa participar mais”, defendeu ela.
João Paulo votou de manhã, no Colégio Estadual de Paranavaí. Em conversa com a equipe do Diário do Noroeste, ele contou por que decidiu concorrer a uma cadeira na Câmara de Vereadores. “Sempre discuti política em sala de aula e com minha família. Quando fiz 16 anos decidi que deveria participar mais ativamente”.
Motivado por um tio, JP se filiou a um partido político e foi incentivado a concorrer nas eleições deste ano. Aceitou o desafio, com o intuito de propor mudanças na forma de legislar. “Precisamos de renovação, de novos olhares sobre a política”, argumentou.
PRIMEIRA VEZ – E se os jovens têm papel fundamental na construção do futuro, Samantha Cristina Crotize está consciente de sua participação nesta tarefa. Aos 18 anos, a estudante votou pela primeira vez. “Acho importante, para melhorar o futuro de nossa cidade”. Ela aprovou a experiência, e brincou: “Vou ter que votar sempre. Agora não tem mais jeito”.