Juiz Foglia Júnior destaca trabalho da Justiça Eleitoral na eleição de outubro

Os vereadores, prefeito e vice eleitos em Paranavaí no dia 2 de outubro foram diplomados ontem, em cerimônia no salão do Tribunal do Júri do Fórum da Comarca.
Na sua manifestação, o juiz da 72ª Zona Eleitoral, José Foglia Júnior, falou do trabalho na eleição, afirmando que o Brasil tem um sistema eleitoral moderno e dos mais confiáveis do mundo. Citou a urna eletrônica.
Ele lembrou a história da Justiça Eleitoral brasileira, que supera os desafios e até tentativas de interferência ao longo do tempo. E reconheceu o momento desafiador pelo qual passa o país, mas entende que a democracia se fortaleceu.
Sobre o pleito, diz que prevaleceu o espírito público, mesmo diante de dificuldades, oferecendo inclusive apuração rápida e segura. Tal êxito foi possível pela participação de muitas pessoas.
Foglia Júnior enumerou profissionais e voluntários, incluindo funcionários da Justiça Eleitoral, polícias Civil e Militar, servidores públicos federais, estaduais e municipais.
Aos eleitos, lembrou a expectativa da comunidade para que façam bons mandatos, solicitando que não deixem as dificuldades enfraquecer o ideal. Pelo contrário, que seja entusiasmo para transformar sonhos e utopias em realidade. “E se não der para fazer tudo, que façam o melhor”.
MINISTÉRIO PÚBLICO – A promotora de justiça Andréa Fabiana Pussi Baradel, da 72ª Zona Eleitoral, lembrou as instituições brasileiras. Alertou que tudo passa pela política, mas que o povo quer ser governado por homens e mulheres diferentes, que pensem no bem comum e que criem oportunidades.
Sugeriu que os eleitos governem com projetos e não conveniências pessoais. E que ao final do mandato, possam dizer com orgulho do trabalho realizado, prosseguiu. Ela disse ainda que o povo quer alternativas de trabalho e estudo sem precisar sair de Paranavaí. “É isto que o Ministério Público espera; É isso que o cidadão espera”.  
PREFEITO ELEITO – O prefeito eleito, Delegado Caíque, fez um discurso em defesa da justiça e contra todas as formas de corrupção. Lembrou as perseguições que sofreu no exercício da função de delegado e o retorno a Paranavaí em 2014 após transferência como consequência de uma ação que teve em defesa da cidade (desmonte de um cassino clandestino).
Agora, na condição de prefeito, garante, vai fazer o melhor, mantendo os ideais. Aos vereadores diplomados, lembrou o motivo pelo qual foram eleitos: “Fomos eleitos para fazer o certo”, sintetizou, complementando que muitas ações dependem da boa política.
Apostando na mudança, pediu que todos tenham coragem para fazer diferente. Ele prometeu combater a corrupção, ainda que isso custe um alto preço, o que aliás, fez como delegado.
VEREADORES – O médico Leônidas Fávero, o mais votado no último pleito, falou em nome dos vereadores eleitos. Opinou que todos do grupo foram motivados pela vontade de contribuir com a sociedade.
Advertiu que se trata de uma grande responsabilidade, já que o povo, sobretudo as pessoas mais pobres, deposita suas últimas esperanças no voto, portanto, nos escolhidos em 02 de outubro.
Ele avalia que as eleições garantiram a representação dos diversos segmentos sociais e étnicos, o que é positivo na perspectiva de construir o que as pessoas esperam: serviços públicos de qualidade. Enfim, a valorização do cidadão.