Júlio César e Kauiza Venâncio, atletas do professor Mimi, participam das Olimpíadas
Trabalhando há 40 anos como professor de Educação Física em Paranavaí, Ademir Nicola Francisco (conhecido por Mimi) está feliz pela presença dos atletas Júlio César Miranda de Oliveira e Kauiza Moreira Venâncio nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Afinal, os dois iniciaram com ele a carreira no atletismo.
Kauiza disputa, no dia 17, a prova dos 200 metros, e no dia 18 o revezamento 4×100 metros. Júlio Cesar participa no dia 17 da prova do lançamento do dardo.
Professor Mimi recorda que Kauiza e Júlio César começaram na modalidade aos 11 anos, na categoria pré-mirim. Em conversa com o Diário do Noroeste, o professor falou um pouco dos atletas olímpicos.
“O Júlio foi meu aluno no Colégio Marins Alves de Camargo. A Kauiza é de uma família de grandes atletas e vinha junto com a irmã Katiuska aos treinos, quando começou a se interessar pelo esporte. Os dois integram grandes equipes do atletismo brasileiro. Kauiza está em uma equipe de Valinhos (SP), Júlio na equipe BM&F de São Paulo. O grande sonho de um atleta é, sem dúvida, participar de uma Olimpíada e ainda mais no seu país. Isso é gratificante para mim e para eles”, falou o professor, que revelou grandes talentos do atletismo de Paranavaí.
Kauiza deixou Paranavaí aos 17 anos para buscar novos horizontes na carreira. Júlio se foi de Paranavaí aos 16 anos. E os dois venceram no atletismo. Júlio fazia provas combinadas e no dardo teve mais destaque. A Kauiza treinava salto em distância e altura e hoje está nos 200 metros e no revezamento 4×100 metros.
Realista, Mimi considera difícil a conquista de medalhas pelos dois paranavaienses. “Temos que estar conscientes, existe um ranking e o resultado não surge de uma hora para outra. Mas para nós, se eles forem finalistas nas provas, será um grande prêmio”.
José Rodrigues de Oliveira, pai de Júlio César, diz sentir honra em ver o filho na Olimpíada, representando Paranavaí. “É uma honra para toda a família e para Paranavaí, são poucos que estão tendo este privilégio de representar o Brasil nesta Olimpíada”.
O pai lembra que Júlio, quando pequeno, já tinha o hábito de jogar canos em cima da casa. Pediu para praticar atletismo, foi quando o professor Mimi o chamou. “Ele não fala da possibilidade de ganhar medalhas, falou que com os treinos realizados pretende dar o máximo que puder e representar com dignidade o Brasil. Só participando acho que já é uma vitória”, conclui José Oliveira.
Júlio César é recordista brasileiro e tem vários títulos em competições nacionais e no exterior.
Além de Júlio César Miranda de Oliveira e Kauiza Moreira Venâncio, no atletismo, Paranavaí tem um terceiro atleta nas Olimpíadas do Rio de Janeiro: Zeca, defendendo a seleção olímpica de futebol.