Juntos na construção de um mundo mais justo
Elas fazem a diferença! As Escolas Municipais Rurais Ana Francisca, Edith Ebiner e Escolas Municipais Ilda Campano e Santos Dumont atendem alunos e alunas dos 5º anos da rede municipal de ensino e recebem o jornal Diario do Noroeste na sala de aula, o que tem feito a diferença.
Dizem os alunos da Escola Municipal Rural Edith Ebiner:
“Tem sido bastante discutido o tema saúde, aproveitamos as notícias do jornal DIÁRIO DO NOROESTE do dia 04/09/2012. Os alunos dos 4º e 5º anos (sala multiseriada) e a professora Maria Aparecida da Silva Piassa debateram o tema: Saúde no Bairro. Depois, elaboraram uma entrevista e fizeram visita à Unidade Básica de Saúde de Piracema,onde entrevistaram as enfermeiras, inclusive a enfermeira chefe Gisele, e questionaram sobre o assunto. Várias dúvidas foram esclarecidas sobre o tema abordado.
Os alunos levaram o jornal e falaram sobre o projeto que vem sendo realizado em parceria com as escolas. As enfermeiras ficaram surpresas e elogiaram a iniciativa. Para finalizar divulgaram as notícias do dia e fizeram uma leitura coletiva e descontraída no Postinho de Saúde.
Os alunos da Escola Municipal Rural Ana Francisca trabalharam diversos temas e fizeram histórias em quadrinhos, discutiram sobre esporte e a importância dos patrocinadores para o Projeto.
A Escola Municipal Ilda Campano tem trabalhado fazendo uma varredura página após página, deixando os alunos discutirem livremente sobre assuntos diferenciados em grupo.
O professor habilidoso cria estratégias para ampliar os interesses dos alunos. Cada dia mais tem provado que crianças também gostam de ler jornal. Quem pensa que criança só se interessa por suplementos infantis, está muito enganado. Elas têm mostrado grande diferença com a prática, que também se interessam pelo jornal inteiro. Ao trabalhar com o jornal, sentem-se importantes, usando um instrumento do mundo adulto.
Escola Municipal Santos Dumont: ao utilizarem o Diário do Noroeste através do projeto “Ler para crescer”, os professores elaboraram leituras, diálogos e debates sobre os assuntos e, posteriormente, buscaram atrelar os assuntos do jornal aos conteúdos educacionais. O trabalho com o jornal permite que os alunos aprendam com mais descontração.
Um dos exemplos dessa realidade foi o trabalho pedagógico com o jornal realizado na nossa “Escola Municipal Santos Dumont”, com os alunos do 5º ano da professora Luciane Coluti. A partir das informações contidas na reportagem: “IAP apreende 600 quilos de peixe em Diamante do Norte”, foi proposta aos alunos a leitura do texto dando cópias do mesmo artigo para cada um dos alunos. Utilizando uma metodologia criativa e instigante, os alunos se sentiram motivados a modificar sua prática. Vale ressaltar ainda que essa metodologia foi usada com o objetivo de contextualizar e também promover a interdisciplinaridade dos conteúdos ensinados no contexto das diferentes disciplinas do currículo na escola.
Com os assuntos apresentados no texto – Para quem a pesca está liberada; Por que foi apreendido e valor da multa – os alunos ficaram atentos para algumas normas que estabelecem regras gerais de pesca: A normativa do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e compreenderam noções de moral, ética, cidadania; que cada sociedade possui leis e regras, do ponto de vista ético e filosófico e que seguimos esse conjunto de leis e regras, impostas pela ética e moral promulgados pela sociedade e podemos reafirmar a importância desses valores na formação do nosso aluno como cidadão com seus direitos e deveres.
O ser humano tem o livre arbítrio por natureza, mas ao infringir uma lei, uma norma, uma regra, seja na sociedade, na família, na escola, pode ser punido de alguma forma.
A participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analisando e explorando o texto com leitura coletiva, lendo e interpretando os problemas, pontuando corretamente, possibilitaram um amplo trabalho com a Língua Portuguesa.
Na disciplina de Matemática foram exploradas as formas de medir peso, compreender unidades de medida kg (quilogramas), e seus múltiplos, construção e resolução de situações-problemas.
Em Geografia a localização no mapa da cidade de Diamante de Norte.
O processo ensino-aprendizagem não pode nem deve ser fragmentado. Temos que ter em mente que todas as disciplinas andam de mãos dadas – uma necessita da outra para o seu desenvolvimento.
Dessa forma, o aprendizado torna-se mais enriquecedor e possibilita aos alunos assimilarem os conteúdos jornalísticos e escolares de forma mais crítica.
O importante para os alunos nesse projeto é perceber que o jornal é ótima fonte de trabalho e aprendizagem na escola e que todos os seus ricos e variados recursos devem ser utilizados com frequência pelos professores como recurso pedagógico.
Dizem os alunos da Escola Municipal Rural Edith Ebiner:
“Tem sido bastante discutido o tema saúde, aproveitamos as notícias do jornal DIÁRIO DO NOROESTE do dia 04/09/2012. Os alunos dos 4º e 5º anos (sala multiseriada) e a professora Maria Aparecida da Silva Piassa debateram o tema: Saúde no Bairro. Depois, elaboraram uma entrevista e fizeram visita à Unidade Básica de Saúde de Piracema,onde entrevistaram as enfermeiras, inclusive a enfermeira chefe Gisele, e questionaram sobre o assunto. Várias dúvidas foram esclarecidas sobre o tema abordado.
Os alunos levaram o jornal e falaram sobre o projeto que vem sendo realizado em parceria com as escolas. As enfermeiras ficaram surpresas e elogiaram a iniciativa. Para finalizar divulgaram as notícias do dia e fizeram uma leitura coletiva e descontraída no Postinho de Saúde.
Os alunos da Escola Municipal Rural Ana Francisca trabalharam diversos temas e fizeram histórias em quadrinhos, discutiram sobre esporte e a importância dos patrocinadores para o Projeto.
A Escola Municipal Ilda Campano tem trabalhado fazendo uma varredura página após página, deixando os alunos discutirem livremente sobre assuntos diferenciados em grupo.
O professor habilidoso cria estratégias para ampliar os interesses dos alunos. Cada dia mais tem provado que crianças também gostam de ler jornal. Quem pensa que criança só se interessa por suplementos infantis, está muito enganado. Elas têm mostrado grande diferença com a prática, que também se interessam pelo jornal inteiro. Ao trabalhar com o jornal, sentem-se importantes, usando um instrumento do mundo adulto.
Escola Municipal Santos Dumont: ao utilizarem o Diário do Noroeste através do projeto “Ler para crescer”, os professores elaboraram leituras, diálogos e debates sobre os assuntos e, posteriormente, buscaram atrelar os assuntos do jornal aos conteúdos educacionais. O trabalho com o jornal permite que os alunos aprendam com mais descontração.
Um dos exemplos dessa realidade foi o trabalho pedagógico com o jornal realizado na nossa “Escola Municipal Santos Dumont”, com os alunos do 5º ano da professora Luciane Coluti. A partir das informações contidas na reportagem: “IAP apreende 600 quilos de peixe em Diamante do Norte”, foi proposta aos alunos a leitura do texto dando cópias do mesmo artigo para cada um dos alunos. Utilizando uma metodologia criativa e instigante, os alunos se sentiram motivados a modificar sua prática. Vale ressaltar ainda que essa metodologia foi usada com o objetivo de contextualizar e também promover a interdisciplinaridade dos conteúdos ensinados no contexto das diferentes disciplinas do currículo na escola.
Com os assuntos apresentados no texto – Para quem a pesca está liberada; Por que foi apreendido e valor da multa – os alunos ficaram atentos para algumas normas que estabelecem regras gerais de pesca: A normativa do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e compreenderam noções de moral, ética, cidadania; que cada sociedade possui leis e regras, do ponto de vista ético e filosófico e que seguimos esse conjunto de leis e regras, impostas pela ética e moral promulgados pela sociedade e podemos reafirmar a importância desses valores na formação do nosso aluno como cidadão com seus direitos e deveres.
O ser humano tem o livre arbítrio por natureza, mas ao infringir uma lei, uma norma, uma regra, seja na sociedade, na família, na escola, pode ser punido de alguma forma.
A participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analisando e explorando o texto com leitura coletiva, lendo e interpretando os problemas, pontuando corretamente, possibilitaram um amplo trabalho com a Língua Portuguesa.
Na disciplina de Matemática foram exploradas as formas de medir peso, compreender unidades de medida kg (quilogramas), e seus múltiplos, construção e resolução de situações-problemas.
Em Geografia a localização no mapa da cidade de Diamante de Norte.
O processo ensino-aprendizagem não pode nem deve ser fragmentado. Temos que ter em mente que todas as disciplinas andam de mãos dadas – uma necessita da outra para o seu desenvolvimento.
Dessa forma, o aprendizado torna-se mais enriquecedor e possibilita aos alunos assimilarem os conteúdos jornalísticos e escolares de forma mais crítica.
O importante para os alunos nesse projeto é perceber que o jornal é ótima fonte de trabalho e aprendizagem na escola e que todos os seus ricos e variados recursos devem ser utilizados com frequência pelos professores como recurso pedagógico.