Leilões esperam comercializar R$ 3 milhões na ExpoParanavaí

Quatro leilões de gado e cavalo prometem gerar boas oportunidades de negócios para criadores durante a 43ª edição da ExpoParanavaí. Pelo menos 3.800 mil animais serão colocados para arremate no Leilão das Criadoras, dos Pioneiros, multirraças e de gado de corte, e cavalo crioulo.
Os animais que estarão à venda são todos de primeira linha, com excelente procedência. Como vem acontecendo nas edições anteriores da Feira, os produtores da região têm apoiado a exposição e confirmado com antecedência a presença.
O primeiro leilão da Feira, o 7º das Criadoras, acontece no dia 8 de março, e deve reunir 1.500 animais da raça nelore e de cruzamento industrial. Já para o leilão multirraças e de gado de corte, que acontece dia 12 de março, serão colocados à disposição do público mais de 600 animais.
Outro leilão que deverá movimentar a exposição é o do cavalo crioulo, no dia 13 de março, no qual serão colocados à venda 30 potros e potras. O leilão que encerrará com chave de ouro a Feira agropecuária será o 8º dos Pioneiros, no dia 15 de março, com a oferta de 1.800 animais.
A organizadora dos leilões, Mariza Baraúna, explica que há vários anos não era realizado leilão de touros na ExpoParanavaí, porém havia criadores interessados. “Na nossa região não é fácil encontrar  touro de cruzamento, por isso, essa novidade deverá agradar os criadores. Os touros virão de cidades como Maringá e Cascavel e de outros estados, entre eles Mato Grosso”, comenta.
Todos os leilões serão realizados no Recinto Bela Thuronyi, sendo que o das Criadoras e dos Pioneiros devem começar a partir das 14h, após almoço e homenagens. No caso dos leilões multirraças  e gado de corte e cavalo crioulo, está prevista a abertura para as 20h, após um coquetel.
Exposição de novas raças: Uma novidade para este ano é que além do gado Nelore, os visitantes terão a oportunidade de conhecer outras raças como: Angus, Bonsmara, Caracu, Jersey, Franqueiro, Guzerá, Purunã, Senepol e Simental.
Estão sendo confirmadas também as presenças de outras raças de gado, entre as quais: Hereford, Braford, Limousin e muitas outras. Outra novidade para a edição da Feira deste ano será o julgamento da raça Brahman.