Leitos e PA entram em pauta na reunião da Comissão de Saúde da Câmara

Os vereadores Antonio Alves e Zenaide Borges se reuniram quarta-feira na Câmara Municipal de Paranavaí com representantes de órgãos e entidades ligadas à Saúde municipal e estadual para discutir os procedimentos adotados em relação à central de leitos e no atendimento do Pronto Atendimento Municipal (PA).
Segundo Alves, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o objetivo é melhorar o processo de encaminhamento para internação dos pacientes.
“Queremos um atendimento humanizado e de qualidade. Não podemos permitir que pessoas que necessitam deste internamento fiquem dias de espera por um leito”, disse.
O diretor especial geral administrativo da Secretaria de Saúde, Almir Xavier da Silva explicou que diversas ações estão sendo realizadas a fim de aliviar o fluxo de pacientes no Pronto Atendimento.
“Precisamos desafogar o PA e para isto estamos tomando medidas que ofertem aos cidadãos tratamento clínico nas unidades básicas de saúde ou no novo projeto que estamos em fase final e permitirá que o município tenha 100% de cobertura do Médico da Família, além do novo projeto Médico em Casa”, esclareceu.
A procura inadequada pelo atendimento afogando o PA foi uma das argumentações do coordenador da Unidade de Regulação de Leitos da Região Macro Noroeste da Secretaria Estadual de Saúde, Adelson Gonçalves dos Santos.
“A grande maioria das pessoas que busca atendimento no pronto atendimento não precisaria estar ali por se tratar de casos clínicos, e neste caso elas deveriam buscar atendimento nas unidades básicas de saúde. O pronto atendimento é para casos de urgência e emergência”, frisou.
Adelson ainda sugeriu ao município buscar alternativas para os casos de baixa complexidade. “A Santa Casa de Paranavaí é uma unidade hospitalar de referência regional responsável pelo atendimento dos casos de maior complexidade. Considerando a falta de leitos para toda a regional nos casos de alta complexidade seria necessário o município buscar alternativas para o hospital dar prioridade para tais atendimentos”.
O diretor da Santa Casa Héracles de Alencar Arrais informou que a falta de leitos no hospital impossibilita suprir a demanda e aumentar os atendimentos.
As sugestões levantadas para aperfeiçoar o atendimento no PA e agilidade nos internamentos durante a reunião serão analisadas pelos representantes da Secretaria de Saúde.
Participaram também da reunião a diretora da 14ª Regional de Saúde Verônica Moraes Francisquini Gardin e membros do Conselho Municipal de Saúde. (Ass./Pref.)