Levantamento apontará dimensão dos estragos nas estradas rurais

Um levantamento detalhado dos estragos provocados pela chuva nas estradas rurais de Paranavaí deverá ser concluído até a próxima semana. As avaliações estão sendo realizadas por técnicos da Administração Municipal e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Tarcísio Barbosa, os trabalhos de recuperação estão concentrados nos pontos considerados emergenciais.
“São os pontos mais críticos. Precisamos dar condições de tráfego”. Estradas por onde ônibus de transporte escolar passam também têm prioridade.
Vários problemas foram identificados até agora, por exemplo, os buracos enormes deixados pela força da enxurrada. Em diferentes pontos há poças de água e danos em caixas de contenção.
Barbosa citou algumas estradas incluídas nesta etapa de trabalho: Palmeirinha, Alto Café e Cristo Rei.
Os estragos foram o resultado da forte chuva que caiu sobre Paranavaí entre a noite de 31 de janeiro e a madrugada de 1º de fevereiro. Foram 110 milímetros de precipitação. Para se ter uma ideia, a média histórica para todo o mês de janeiro é de 185,2 milímetros, e para fevereiro, 169 milímetros.
Em uma próxima etapa, serão feitas as readequações definitivas das estradas rurais. Mas ainda não há previsão de quando serão executadas. De acordo com Barbosa, será necessário, por exemplo, fazer novas caixas de contenção e elevar os eixos das estradas.
Assim que o levantamento dos estragos estiver concluído, a Administração Municipal saberá qual é a real dimensão dos estragos e quanto deverá investir para fazer a recuperação.