Líder do ranking da Fifa pré-Copa nunca venceu o Mundial

A Fifa divulgou a lista das melhores seleções do mundo. Mau presságio para a Espanha, atual campeã mundial, bi da Europa e líder do ranking publicado na manhã de ontem.
Desde que a entidade criou o sistema de pontuação, em 1993, nunca o país que esteve na liderança no último ranking antes de uma Copa ganhou a competição do mesmo ano.
Os espanhóis mantiveram a liderança e, agora, têm 1.485 pontos. Em segundo está a Alemanha, com 1.300. Depois, em terceiro, aparece o Brasil.
A seleção de Felipão teve uma grande ascensão no ranking. Em abril, dividia a sexta posição com a Argentina. No mês passado, a equipe pulou para a quarta colocação.
Na Copa de 2010, na África do Sul, o Brasil era o melhor da lista da Fifa. E foi eliminado nas quartas de final, após derrota para a Holanda.
Em 2006, na Alemanha, a equipe nacional então comandada por Carlos Alberto Parreira chegou à Alemanha na ponta também. Novamente caiu nas quartas de final, contra a França.
Quatro anos antes, no Japão e na Coreia do Sul, o Brasil foi penta. estava na segunda posição da lista, atrás da França.
O outro título brasileiro desde que ranqueamento foi criado, em 1993, aconteceu um ano depois e, novamente, o líder antes do Mundial, a Alemanha, não foi longe. O Brasil de Romário e Bebeto estava em terceiro lugar na época.
Para a Copa de 2014, a lista das melhores seleções do mundo ganhou uma importância a mais.
A Fifa utilizou o ranking de outubro no sorteio do Mundial para definir os cabeças de chave. Assim, Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Suíça, além do Brasil, o país sede, são os cabeças de chave do torneio.

Ranking da Fifa

1º Espanha
2º Alemanha
3º Brasil
4º Portugal
5º Argentina
6º Suíça
7º Uruguai
8º Colômbia
9º Itália
10º Inglaterra
Ranking divulgado em 5 de junho de 2014