Liderança, um papel importante na organização

Eduardo Sehnem Ferro*

Liderança é a capacidade de gerenciar um grupo de pessoas, fazendo com que esse grupo se transforme em uma equipe que gere resultados e alcance os objetivos propostos pela organização.
Atualmente, as qualidades de liderança são reconhecidas como um elemento chave em administração, um bom administrador deve ser também um grande líder. Essencialmente, o líder deve além de servir de exemplo, até mesmo personificar as qualidades esperadas ou requeridas em seu grupo de trabalho.
Podemos diferenciar um “chefe” de um líder: chefe é alguém que exerce o poder de mando em virtude de uma autoridade. Líder é uma pessoa que, em virtude da própria personalidade e não em função somente de estrutura hierárquica administrativa, dirige um grupo com colaboração dos seus membros.
A tarefa de liderar muitas vezes não é fácil, pois cada pessoa é um ser único, com personalidade, características, habilidades e atitudes diferentes uns dos outros. Por isso o líder precisa agir de acordo com seu discurso, uma vez que suas atitudes devem servir de exemplo para as pessoas que o seguem.
A liderança é hoje um dos condutores das organizações ao alcance da excelência e resultado almejados. As empresas têm procurado identificar, desenvolver e avaliar o potencial de pessoas chaves para exercê-la, bem como o desempenho das equipes de trabalho, para encontrar líderes eficazes. Isso é ponto vital para o sucesso.

*Eduardo Sehnem Ferro é controller, contador, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e colaborador do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados