Lideranças destacam importância da feira para a economia do Noroeste do Paraná
O evento contou com a presença do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, que destacou a importância da exposição para a economia de toda a região. “Está entre as principais feiras agropecuárias do Paraná e é um importante trabalho a favor do Noroeste”.
Ortigara afirmou que incentivar o uso de novas tecnologias, buscar experiências de sucesso e investir na produção rural são essenciais para que a agropecuária continue tendo sucesso não somente no Paraná, mas em todo o Brasil. Na avaliação dele, toda a cadeia do agronegócio tem sido fundamental para a economia do país.
De acordo com o presidente da SRNP, Mário Hélio Lourenço de Almeida Filho, a ExpoParanavaí será uma oportunidade para a realização de importantes acordos comerciais. “Nosso principal objetivo é promover o agronegócio”, disse, destacando que também haverá atrações para os mais diferentes gostos.
Almeida Filho explicou que a ideia deste ano foi resgatar o caráter popular da exposição. Por isso, foram estabelecidos alguns dias de entrada gratuita, para “que todos tenham a chance de vir e se divertir”. No caso das atrações artísticas, por exemplo, as apresentações incluirão variados estilos da música sertaneja.
O prefeito Rogério Lorenzetti disse que a feira “divulga o que temos de melhor, o que produzimos e o que vendemos”. Na opinião dele, o Brasil tem grandes possibilidades de crescimento, grande parte disso se dá graças aos bons resultados da agropecuária, que gera empregos e renda.
A importância da ExpoParanavaí também foi assunto destacado pelo vereador Claudemir Barini, considerando que contribui para o crescimento da cidade e a consolidação como polo regional. Para ele, trata-se de um trabalho voltado para o desenvolvimento econômico.
A 45ª ExpoParanavaí teve início ontem e se estenderá até o dia 13 de março. Além das atrações musicais, os visitantes poderão aproveitar a praça de alimentação e os estandes comerciais e industriais, o parque de diversões e as palestras técnicas. A expectativa é que 200 mil pessoas passem pelo Parque de Exposições Presidente Arthur da Costa e Silva nos dez dias de feira.
Região Noroeste terá 14 novos extensionistas rurais
Durante a cerimônia de abertura da 45ª ExpoParanavaí, na tarde de ontem, o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, anunciou a contratação de extensionistas rurais. Serão 400 em todo o Paraná, dos quais 14 atuarão no Noroeste do Estado.
De acordo com o presidente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Rubens Ernesto Niederheitmann, a previsão é que os novos servidores sejam nomeados na próxima semana. A ideia é que deem assistência aos produtores rurais de toda a região.
Para Niederheitmann, com a chegada dos extensionistas rurais, será possível incentivar o uso de novas técnicas de cultivo e o desenvolvimento de tecnologias. “Queremos melhorar a renda dos produtores, sem esquecer da preocupação ambiental”, disse. A qualidade da produção rural está entre as prioridades, segundo destacou o presidente.