Lideranças discutem vinda do curso de Medicina para Paranavaí

Representantes da Universidade Paranaense (Unipar), da Sociedade Civil Organizada e da Administração Municipal de Paranavaí se reuniram na tarde de ontem para conversar sobre a possibilidade da vinda do curso de Medicina.
Antigo anseio da comunidade, a opção para instituições de ensino superior tem entusiastas em diferentes setores. Uma das preocupações é com a evasão de estudantes para outras localidades com estabelecimentos educacionais que oferecem Medicina.
O desejo pode estar mais perto de se realizar do que antes. Quem explicou como pode ser possível foi o reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia. Segundo ele, o campus de Umuarama está na iminência de dar início ao curso, dependendo apenas da autorização do Governo Federal.
Quando isso acontecer, será mais fácil pleitear a vinda do curso para Paranavaí, já que a Unipar possui unidades nos dois municípios. “Isso facilitaria e o processo seria abreviado”, afirmou Garcia. “Esperamos trazer para Paranavaí”, continuou o reitor.
Diretora da Área de Saúde da Unipar, Irinéia Paulina Baretta explicou que o município tem algumas vantagens que podem contribuir para acelerar o trâmite. Ela citou as estruturas laboratoriais que o campus local tem e o programa de Residência Médica da Santa Casa de Paranavaí.
Irinéia afirmou que já foram feitos contatos com profissionais da área e que a sinalização foi positiva. Seria importante, então, firmar parceria com a Administração Municipal. É que a quantidade de vagas para o curso de Medicina está relacionada à quantidade de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Além disso, é preciso organizar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para a atuação dos acadêmicos.
Nesse sentido, o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes colocou a estrutura da Administração Municipal à disposição. Disse que “missão dada é missão cumprida”, por isso, organizará toda a parte técnica que for necessária, com o objetivo de contribuir para a vinda do curso de Medicina para Paranavaí.