Lideranças formam caravana para reunião no MS sobre a duplicação

A proposta de duplicação da BR-376 entre Paranavaí (PR) e o Mato Grosso do Sul (MS) está ganhando novos adeptos. Lideranças regionais estão formando caravana para uma importante reunião em Campo Grande com o Governo do MS visando interligar as ações e definir frentes de atuação. O encontro será no início do mês de julho.
Coordenador da chamada Sociedade Civil Organizada, o produtor rural Demerval Silvestre antecipa que dentre os participantes deverão estar deputados federais e estaduais, prefeitos de toda a região Noroeste, além de dois secretários de estado paranaenses, dentre eles, o de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho (Pepe Richa).
Os debates vão promover algumas alterações em relação à ideia original. A primeira proposta era de duplicação de Paranavaí até Taquarussu, porém, os representantes do estado vizinho entendem que a melhor opção é estender o projeto até Dourados.
Este formato (duplicação) vai permitir um grande salto no transporte da safra de grãos do MS, analisa Demerval Silvestre. Cerca de 70%  da produção passariam pelo Paraná, possibilitando o que ele chama de um grande entroncamento rodoviário. Isso permitiria criar alternativas de desenvolvimento e atração de empresas nas cidades ao longo da via, opina.
CONTRA O TEMPO – A proposta de duplicação é também uma luta contra o tempo. Isso porque todos os projetos deverão estar concluídos até 2019 para protocolo no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Denit, do Ministério dos Transportes. Um investimento de milhões de reais apenas em projetos, que deverá ser encampado pelos dois estados. A obra está inicialmente estimada em R$ 850 milhões.
Projetando o ano de 2019 trata-se de uma saída estratégica a conclusão dos projetos neste prazo. Isso porque em 2021 vencem os contratos da maioria das concessões de rodovias no Paraná e no Brasil. O projeto de duplicação Paraná/Mato Grosso do Sul entraria em um dos lotes. Como lembra Demerval Silvestre, a ideia é firmar uma PPP – Parceria Público-Privada.

DESDOBRAMENTOS
Pela iniciativa, a duplicação segue a partir de Paranavaí, passando pelo Porto São José (Rio Paraná), chegando até Dourados, no MS. O projeto no formato anterior (até Taquarussu) envolve a atual BR-376, a PR-577 (entre Nova Londrina e o Porto São José) e a MS-473, totalizando 120 km.  
Com isso, uma etapa inicial e muito importante, é federalizar os dois trechos estaduais. Seria uma volta ao traçado original da BR-376 da década de 1980, resume o produtor rural.
O tema duplicação ganhou visibilidade no ano passado com as obras até Paranavaí. A partir daí, cresceu a luta para que o benefício chegue até o MS, interligando os dois importantes estados produtores de grãos e carne.