Lideranças reforçam pleito pela duplicação da BR-376

Lideranças de Paranavaí se reuniram na manhã deste sábado para reforçar o pleito regional pela duplicação da BR-376. Ação política coordenada com entidades locais deve acontecer nos próximos dias, inclusive em reunião com o governador Beto Richa.
Durante a reunião conjunta da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí e do Codep – Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí, o deputado estadual Sebastião Medeiros (PTB), apresentou o projeto com as justificativas para duplicar a rodovia no Extremo-Noroeste do Paraná.
Para fazer a duplicação sem rever contratos com a empresa concessionária, a solução mais simples é o Governo substituir um trecho a ser duplicado, já previsto na concessão.
A sugestão é adiar o trabalho no trecho entre Mamborê e Campo Mourão, previsto para iniciar em 2015. A explicação do projeto tem bases técnicas.
O principal argumento é o fluxo de veículos. Passam pela praça de pedágio de Castelo Branco, região de Paranavaí, 9.834 veículos (carros, motos, caminhões) por hora. Já no trecho de Mamborê são apenas 4.350 veículos, índice verificado pela concessionária.
Isso implica em uma razão lógica, aponta o parlamentar. Maior movimento, mais riscos. Ele também baseia o documento em dados igualmente relevantes tais como número de acidentes e até de mortes.
A ideia apresentada no encontro de lideranças é juntar forças das entidades e promover reunião com o governador Beto Richa, destacando a importância do pedido. Neste modelo não implica em custos adicionais tais como aumento na tarifa do pedágio ou criação de novas praças.
A decisão compete ao Governo, já que a concessionária executa o volume de obras, cabendo ao Estado indicar a necessidade. O problema é que será uma corrida contra o tempo. A obra de duplicação de Mamborê está prevista para iniciar em 2015. Uma vez começada, o projeto regional fica comprometido.
Na reunião de ontem o vice-presidente da Aciap, Guto Costa, falou da importância dessa e de outras bandeiras. Entende que as lideranças unidas podem conquistar este benefício, a exemplo de outros que pareciam impossíveis e hoje estão à disposição do Noroeste.
Concorrida, a reunião contou ainda com a participação dos vereadores Aldrey Azevedo (DEM), Claudemir Barini (PSC) Leonildo Giabardo Martins (PT) e Walter dos Reis (PMDB).