Lideranças se mobilizam para criação de uma Comissão do Agronegócio em Paranavaí

Lideranças envolvidas com o setor do agronegócio em Paranavaí estiveram reunidas, na manhã de ontem, com o prefeito em exercício Mohamad Smaili para debater sobre a criação de uma Comissão específica para articular assuntos de interesse do segmento.
“Nossa região vive da diversificação no agronegócio. Produzimos mandioca, leite, laranja, frango, eucalipto, além da pecuária, que movimenta a maior parte da economia regional. Nossa ideia é criar um grupo de articulação que possa pesquisar a situação de produção no Noroeste, as áreas livres, as áreas de cultivo, para definirmos ações que impeçam que a região se transforme, em algum momento, em uma região de monocultura, sustentada por um único tipo de produção”, ponderou o presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Claudemir Barini.
Para o rotariano Axel Surjus, as condições climáticas, o solo e a riqueza de água na região tornam as propriedades excelentes para uma grande diversidade de produções. “Sou o primeiro agrônomo do norte pioneiro do Paraná. Conheci o Estado com matas e depois vi o desenvolvimento. Acredito que a monocultura tem um efeito econômico grande porque é uma riqueza que aparece. Mas nossa região é fértil para quase todo tipo de produção. Apostar novamente na monocultura, depois de termos visto o Estado sofrer tanto com a quebra da produção de café, por exemplo, seria um erro”, avaliou.
“Quando você tem uma cidade que vive de uma cultura só, automaticamente o comércio é fraco quando há uma crise nesta atividade. Em Paranavaí, vivemos um momento muito bom, com o comércio aquecido, indústrias se instalando na cidade, vários segmentos de produção trabalhando em harmonia, agregando valores. Tem espaço para todo tipo de produção, desde que esta harmonia seja mantida. Manter a diversificação é fundamental”, ponderou o presidente da Aciap, Guto Costa.
O prefeito em exercício, Mohamad Smaili, considerou a iniciativa muito importante para a continuidade do desenvolvimento regional. “Sou filho de comerciante e acompanho o crescimento da nossa cidade e da região desde pequeno. Lutamos muito pela diversificação na produção agrícola e acredito que devemos continuar apostando nela”, concluiu.
Nesta primeira reunião, as lideranças concordaram em buscar apoio de órgãos como a Emater, o Iapar e o DERAL (Departamento de Economia Rural) para obter informações sobre o agronegócio na região. Depois disso, a proposta é manter um grupo de estudos criterioso, sistemático e com visão técnica para alavancar ações de fomento ao setor.
Participaram da reunião o prefeito em exercício Mohamad Smaili; os vereadores Claudemir Barini, Zenaide Rosa Borges e Antônio Alves da Silveira; o presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, José Gilberto Pratinha; o pecuarista Demerval Silvestre, representando o Sindicato Rural Patronal; o rotariano e agrônomo Axel Surjus; e o presidente da Aciap, Guto Costa.