Lideranças se organizam contra a corrupção eleitoral

Paranavaí está rearticulando o Comitê 9840 de combate à corrupção eleitoral. O objetivo é promover a conscientização da comunidade, visando o pleito do próximo mês de outubro.
O trabalho terá ênfase no combate à compra de votos nas mais variadas formas – diretas e indiretas.
Para fazer valer a transparência no pleito, o Comitê 9840 pretende levar a mensagem às escolas, universidades e para as ruas, através de pedágios e panfletagem.
Outra frente vai trabalhar a mídia, destaca o coordenador geral do Comitê, advogado Anderson Donizete dos Santos, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção de Paranavaí.
O primeiro encontro das lideranças aconteceu anteontem, na sede da OAB. O presidente disse que uma das funções do Comitê é mostrar como se dá a compra de votos e qual a função de cada ocupante de cargo eletivo.
Ele informa que o Comitê fará sabatina com todos os candidatos a deputado (estadual e federal) por Paranavaí, quando as propostas serão debatidas. Antecipa o coordenador que os candidatos devem propor metas factíveis, dentro das atribuições de cada cargo.
O Comitê comunga da ideia que prega o voto em candidatos comprometidos com o Noroeste, trabalho desencadeado pela Aciap e outras entidades.
HISTÓRIA DO COMITÊ – Em 1999, o Congresso Nacional aprovou a Lei 9840, de iniciativa popular, protocolada no Congresso Nacional com mais de um milhão de assinaturas, visando combater a corrupção eleitoral.
Desde então, outras medidas foram aprovadas em nome da ética e da moralidade, atendendo a vontade da população brasileira de eliminar da vida pública os corruptos e os corruptores.
Exemplos disso são as leis que proíbem o nepotismo e a da ficha-limpa, responsáveis por ajudar na necessidade de depuração do processo político.
AVALIAÇÃO 2012 – Em 2012, Paranavaí organizou o Comitê para atuar nas eleições municipais. Na avaliação final foram contabilizadas denúncias relativas ao pleito eleitoral, no entanto, todas sem consistência.
Parte delas foi feita por coligações ou candidatos, o que é vedado pelo regimento que envolve o comitê. Pelas regras, toda denúncia deve ser acompanhada de provas ou pelo menos de indícios que possam ser investigados. Naquela ocasião o Comitê foi presidido pelo advogado Fábio Franco, então presidente da Subsecção da OAB Paranavaí.

COMPOSIÇÃO DO COMITÊ: Coordenador geral: Advogado Anderson Donizete dos Santos; 1º secretário – advogado Jaime Moura Jorge Junior; 2º secretário – Thais Soares; 3º secretário – Cláudio Miguel de Souza; 4º secretário – Márcio Catiste; 5º secretário – Maria Lúcia Alencar dos Santos; Assessor de Comunicação – Rubens Júnior (Xuxa).
As comissões serão eleitas na próxima reunião, sendo que novas entidades ainda podem aderir ao Comitê, explica Anderson Donizete.
PARTICIPANTES – Estiveram presentes na reunião e fazem parte do Comitê 9840: Anderson Donizete dos Santos – Presidente da OAB; Jaime Moura Jorge Junior – secretário Geral Adjunto da OAB; Jurandir Domingos Terra – tesoureiro da OAB; Fábio Vilela Euzébio – Conselheiro da OAB; Márcio Catiste – Aciap; Mauricio Gehlen – Observatório Social de Paranavaí; Thais Soares – Observatório Social de Paranavaí; Luciano Ricato – Advog; Antonio Carlos Solinski – Conselho de Leigos Diocesano; Cláudio Miguel de Souza – Loja Maçônica Luzes do Arenito e Conselho Comunitário de Segurança; Michael Heckmann – Loja Maçônica Aarão; Rubens Jr – Click do Xuxa.
Participaram da reunião como interessados (não podem participar por serem filiados a partidos políticos): Ricardo Menini – Rede de Rádios; João Henrique de Andrade – Rede de Rádios; Aryldo Zocante – Contador.