Lideranças se reúnem hoje para tratar da proposta de duplicação até o MS
Hoje, tem reunião de lideranças do Paraná e do Mato Grosso do Sul (MS) para tratar da duplicação da BR-376, ligando as cidades do Noroeste paranaense até Taquarussu (MS). Devem participar da reunião em Campo Grande representantes de entidades de classe, instituições públicas de ensino e pesquisa.
A ideia é formar uma Parceria Público-Privada (PPP), sendo que no modelo proposto, deve haver um pedágio no trajeto. De acordo com a reivindicação, a duplicação segue a partir de Paranavaí, passando pelo Porto São José (Rio Paraná), chegando até Taquarussu. São 120 km de rodovias que deverão passar pela melhoria.
O projeto tem vantagens econômicas e sociais para os dois estados, explica Demerval Silvestre, um dos defensores da proposta e representante de Paranavaí.
O estado vizinho “economizaria” cerca de 80 km para escoar a produção, que passaria para o Porto de Paranaguá e não de Santos, como majoritariamente nos dias atuais.
A duplicação contemplaria as cidades de Ivinhema, Campo Grande, Dourados, entre outras, que teria uma nova rota de interligação com o porto.
O Paraná também ganha em competitividade, já que o Porto de Paranaguá estará mais próximo dos produtores do MS e, com isso, seria mais utilizado.
O encontro de hoje à tarde deve tomar as primeiras ações práticas. Uma delas é a formação de um grupo para constituir estudo técnico de viabilidade.