Lideranças vão reforçar pedido do Curso de Direito na Unespar
Lideranças locais vão a Curitiba nos próximos dias para uma reunião com o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni e reforçar o pedido pela implantação do Curso de Direito no Campus da Unespar (Universidade Estadual do Paraná) em Paranavaí. A ideia é que haja concurso vestibular para o início das aulas no segundo semestre deste ano.
A pressa se explica por dois motivos: primeiro é que a Unespar já dispõe de professores que poderiam ser remanejados para o Curso de Direito. Há advogados no quadro, reduzindo o impacto no momento inicial.
Outro motivo para agilizar é que o novo curso substituiria a turma de Administração matutino (40 vagas). Se não for viabilizado o Curso de Direito, o Campus deverá retomar o de Administração para garantir as vagas da universidade.
Integrante do grupo denominado Sociedade Civil Organizada, o produtor rural Demerval Silvestre confirma que as lideranças trabalham para programar a audiência com o chefe da Casa Civil. Um dos obstáculos para implantar o curso é a geração de novas despesas ao Governo do estado, em tempos de crise nacional, destaca.
Por isso, no encontro a ser agendado, as lideranças pretendem mostrar que não haverá qualquer custo adicional nos primeiros dois anos do curso, detalha Silvestre.
O tema já foi debatido em ocasiões anteriores no município de Paranavaí e também no âmbito universitário. Tanto que o projeto está na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, precisando agora de mobilização política, como confirma Silvestre.
Integrante da equipe da reitoria em Paranavaí, o professor Antonio Rodrigues Varela informa que a definição deve acontecer ainda neste mês de março, quando se encerra o planejamento das atividades do ano. Portanto, um curto espaço de tempo.
O Curso de Direito em Paranavaí é um sonho antigo da universidade. Há mais de cinco anos foram iniciadas as tratativas para a implantação.