Lixão a céu aberto chega a 300 metros

Um lixão a céu aberto, com direito aos mais variados “ingredientes”.
É o que se verifica na Rua Cosme e Damião, precisamente ao longo do contorno parcial do Loteamento Chácaras José Leite, região do Jardim Morumbi, em Paranavaí.
O jornalista Francisco Carlos Soares (Chicão Soares) esteve no local e fez as imagens ontem, por volta das 11h30. São pelo menos 300 metros de lixo e entulho.
Além do risco de disseminar a dengue, o local também exala um odor desagradável, possivelmente por ter se tornado um depósito de animais mortos. Animais peçonhentos também encontram condições ideais para se multiplicarem num ambiente com tais características.
A responsabilidade por tanta sujeira é da população, que insiste em jogar todo tipo de lixo e outros objetos no local. Foram constatados muita roupa velha, madeira, sofás e até um guarda-roupa inteiro. A prefeitura já fez algumas tentativas de acabar com o lixão, sem sucesso.
MEDIDAS – Éder Mendonça, do Departamento de Fiscalização, Obras e Posturas da Prefeitura, lembra que o local foi limpo algumas vezes. No entanto, rapidamente a população trata de levar lixo e entulho e jogar na rua mais uma vez.
Mendonça informa que os proprietários já foram notificados para que façam a limpeza. A Prefeitura aguarda o vencimento do prazo (cinco dias úteis). Na semana que vem, informa, será feito o serviço. A despesa vai para o proprietário de cada lote.
No caso específico, o fiscal entende que há alguns agravantes. O município averigua a denúncia de que caminhões de empresas estariam depositando entulhos nas margens da rua. Ontem as máquinas trabalharam no Jardim Simone, concluindo o trabalho em 80 terrenos notificados.
O diretor da Vigilância em Saúde, Décio Monteiro, reforça que a sua equipe estará trabalhando no local no início da próxima semana. Ele também lamenta que as pessoas ignorem os riscos. Ainda assim, informa que as secretarias municipais vão fazer o serviço.
Além de ser um dos bairros mais populosos da cidade, o Morumbi concentra importantes serviços públicos. Dentre os quais, duas instituições de ensino que atraem pessoas de toda a região (Instituto Federal e Unespar/Fafipa). Apenas na Unespar circulam diariamente, durante o ano letivo, mais de dois alunos de toda a região, sem contar a equipe de professores e demais profissionais. As aulas serão retomadas em fevereiro.