Lojas de Paranavaí abrem à noite nesta quinta-feira
As bexigas coloridas e as músicas infantis davam ares de festa para o centro de Paranavaí na tarde chuvosa de ontem. E não podia ser diferente, afinal, o Dia das Crianças está chegando. Por isso, lojas abrirão em horário diferenciado nesta quinta-feira (11), das 9h às 22 horas. O expediente até à noite não é obrigatório.
A expectativa é que a jornada de trabalho estendida seja um atrativo para os consumidores de todo o Noroeste do Paraná. Na avaliação do gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli, um dos resultados deve ser o crescimento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com Scarabelli, em 2017 as lojas do centro e dos bairros não tiveram horário diferenciado de atendimento na véspera do Dia das Crianças. O fato de a data estar mais próxima do final de semana também poderá contribuir. Considerando essas variáveis, a elevação estimada é de 3% a 5%.
O percentual é modesto, já que o cenário econômico do país ainda é de crise. Significa que os lojistas precisam criar estratégias que estimulem as vendas. Investir na divulgação e proporcionar opções de negociações para os clientes são algumas ferramentas. “O empresário pode apostar na concessão de crédito e no parcelamento”, disse o gerente-executivo da Aciap.
Nesse sentido, informou Scarabelli, a associação comercial disponibiliza consultas ao cadastro de devedores, o que possibilita avaliar a situação de cada cliente. Trata-se do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
Outra orientação do gerente da Aciap é que os lojistas criem condições favoráveis para os funcionários. Assim, trabalham motivados e oferecem atendimento de qualidade para os clientes. “É um importante diferencial”, argumentou Scarabelli.
SÁBADO – O Dia das Crianças é também a data alusiva à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, feriado nacional. Por isso, não haverá expediente no comércio de rua de Paranavaí nesta sexta-feira. No sábado, o segundo do mês, as empresas voltarão a abrir das 9 às 17 horas, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho.