Lojistas do Sumaré se unem para ações de fomento no final do ano
Os comerciantes do Distrito de Sumaré, em Paranavaí, se mostram otimistas em relação às vendas de final de ano. “Estamos empenhados. Queremos atrair os consumidores e aumentar as vendas”, diz o empresário Carlos Sérgio Jacomel.
A expectativa positiva tem explicação: os lojistas se uniram para um projeto que tem como principal objetivo fomentar o comércio local e atrair consumidores de outras regiões de Paranavaí e chamar a atenção de pessoas que moram em cidades próximas.
Para isso, estão planejando ações que serão realizadas no período natalino. A ideia é promover a chegada do Papai Noel, investir em iluminação e decoração das empresas e da avenida principal e proporcionar apresentações culturais para a comunidade.
O empresário Laércio Rodrigues de Carvalho informa que as lojas abrirão em horário especial a partir do dia 17 de dezembro, quando o Bom Velhinho chegará ao Distrito de Sumaré. O atendimento nos dias de semana será até 21 horas.
Ele destaca que se trata de uma experiência. “Estamos tentando oferecer atrativos para os consumidores. Cada comerciante vai ficar responsável por decorar a própria empresa e garantir o bom atendimento aos clientes. Com isso, pretendemos fortalecer nosso comércio”, afirmou Carvalho.
Além de participarem da Campanha de Natal da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), os lojistas do Sumaré terão ações exclusivas para quem prestigiar o comércio local. Uma delas é a distribuição de “seladinhas” que serão utilizadas para a compra de produtos em empresas do distrito.
Dos 80 estabelecimentos comerciais instalados naquela região, aproximadamente 40 estão envolvidos com as ações de fomento à economia local. Parte desses empresários participa de uma comissão que se reúne todas as semanas para traçar as estratégias para o final do ano.
SEBRAE – A ideia de reunir os lojistas surgiu durante a realização de um projeto do Sebrae/PR de Paranavaí. Participantes da “Escola de Líderes” enxergaram o potencial do comércio do Sumaré e decidiram estruturar ações de fomento. Conversaram com os empresários e as propostas foram aceitas.
Agora, a equipe que desenvolveu o projeto está auxiliando os lojistas a preparar as ações. A Aciap e a Administração Municipal de Paranavaí também são parceiras.
MELHORIAS – Mas, na opinião dos empresários, ainda é preciso que o poder público faça mais pelo Distrito de Sumaré. A avenida principal e outras vias estão cobertas por areia e a limpeza não é feita com frequência. “Só acontece quando tem festa da igreja”, afirma Laércio Rodrigues de Carvalho.
As comemorações da Paróquia Nossa Senhora de Fátima acontecem em julho. Dias antes, conta Carlos Sérgio Jacomel, além de varrer as vias públicas, a equipe da Administração Municipal faz a pintura das guias e roçadas. “Depois disso, a varrição é bem ‘por cima’”, afirma.
Outra reclamação é sobre a falta de sinalização. Há poucas placas afixadas ao longo do Distrito de Sumaré, o que torna o tráfego pelas vias daquela região complicado. “Sempre precisamos dar informações para os motoristas, porque eles têm dificuldades para se localizar”, enfatiza Carvalho.
Para os dois empresários, Carvalho e Jacomel, as ações conjuntas desenvolvidas pelos lojistas só terão efeito positivo se houver contrapartida da Administração Municipal. “Estamos fazendo nossa parte, agora precisamos de apoio”, diz Jacomel. “Costumamos dizer que estamos totalmente esquecidos”, conclui Carvalho.
A expectativa positiva tem explicação: os lojistas se uniram para um projeto que tem como principal objetivo fomentar o comércio local e atrair consumidores de outras regiões de Paranavaí e chamar a atenção de pessoas que moram em cidades próximas.
Para isso, estão planejando ações que serão realizadas no período natalino. A ideia é promover a chegada do Papai Noel, investir em iluminação e decoração das empresas e da avenida principal e proporcionar apresentações culturais para a comunidade.
O empresário Laércio Rodrigues de Carvalho informa que as lojas abrirão em horário especial a partir do dia 17 de dezembro, quando o Bom Velhinho chegará ao Distrito de Sumaré. O atendimento nos dias de semana será até 21 horas.
Ele destaca que se trata de uma experiência. “Estamos tentando oferecer atrativos para os consumidores. Cada comerciante vai ficar responsável por decorar a própria empresa e garantir o bom atendimento aos clientes. Com isso, pretendemos fortalecer nosso comércio”, afirmou Carvalho.
Além de participarem da Campanha de Natal da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), os lojistas do Sumaré terão ações exclusivas para quem prestigiar o comércio local. Uma delas é a distribuição de “seladinhas” que serão utilizadas para a compra de produtos em empresas do distrito.
Dos 80 estabelecimentos comerciais instalados naquela região, aproximadamente 40 estão envolvidos com as ações de fomento à economia local. Parte desses empresários participa de uma comissão que se reúne todas as semanas para traçar as estratégias para o final do ano.
SEBRAE – A ideia de reunir os lojistas surgiu durante a realização de um projeto do Sebrae/PR de Paranavaí. Participantes da “Escola de Líderes” enxergaram o potencial do comércio do Sumaré e decidiram estruturar ações de fomento. Conversaram com os empresários e as propostas foram aceitas.
Agora, a equipe que desenvolveu o projeto está auxiliando os lojistas a preparar as ações. A Aciap e a Administração Municipal de Paranavaí também são parceiras.
MELHORIAS – Mas, na opinião dos empresários, ainda é preciso que o poder público faça mais pelo Distrito de Sumaré. A avenida principal e outras vias estão cobertas por areia e a limpeza não é feita com frequência. “Só acontece quando tem festa da igreja”, afirma Laércio Rodrigues de Carvalho.
As comemorações da Paróquia Nossa Senhora de Fátima acontecem em julho. Dias antes, conta Carlos Sérgio Jacomel, além de varrer as vias públicas, a equipe da Administração Municipal faz a pintura das guias e roçadas. “Depois disso, a varrição é bem ‘por cima’”, afirma.
Outra reclamação é sobre a falta de sinalização. Há poucas placas afixadas ao longo do Distrito de Sumaré, o que torna o tráfego pelas vias daquela região complicado. “Sempre precisamos dar informações para os motoristas, porque eles têm dificuldades para se localizar”, enfatiza Carvalho.
Para os dois empresários, Carvalho e Jacomel, as ações conjuntas desenvolvidas pelos lojistas só terão efeito positivo se houver contrapartida da Administração Municipal. “Estamos fazendo nossa parte, agora precisamos de apoio”, diz Jacomel. “Costumamos dizer que estamos totalmente esquecidos”, conclui Carvalho.