Lojistas e empregados fecham a Convenção Coletiva de Trabalho

As comissões de negociação formadas por representantes de comerciantes e comerciários de Paranavaí se reuniram na tarde de ontem para definir a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Trata-se do acordo formal entre as duas categorias, com o objetivo de regular as relações trabalhistas.
“Conseguimos resolver o impasse. Estamos saindo daqui com a Convenção [Coletiva de Trabalho] pronta”, afirmou ao Diário do Noroeste o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), João Roberto Viotto, que também presidiu a comissão de negociação da classe patronal.
Na avaliação de Marcelo Fim, presidente da comissão que representou os trabalhadores, houve entendimento porque as duas partes foram beneficiadas.
“Chegamos ao índice [de reajuste salarial] de 10%”. O valor será dividido em duas vezes: 5% em agosto e 5% no final do ano, com pagamento retroativo a junho.
O percentual é maior do que o Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí e Região (Sindoscom) tinha reivindicado – pouco mais de 9%. Por isso, os comerciantes também apresentaram uma proposta diferente da que vigorou no ano passado: no período que antecede o Natal, as lojas abrirão em horário estendido a partir de 2 de dezembro.
Em relação ao calendário comercial, o representante dos comerciários, durante as negociações, fez uma avaliação positiva, considerando a abertura dos supermercados e das lojas do Shopping Cidade Paranavaí. “Foi um bom acordo”, avaliou Fim.
Anteriormente, a presidente do Sindoscom, Elizabete Madrona, disse que não reconheceria os termos da CCT sem participar da rodada de negociações. Na tarde de ontem, por telefone, ela informou que não faria qualquer tipo de manifestação sobre o assunto.
Para Viotto, a participação da comissão definida em assembleia tem valor legal, não sendo necessária a presença de Elizabete. Sendo assim, caso a presidente do Sindoscom não assine a CCT nos termos acordados durante a reunião de ontem, o processo será levado ao âmbito judicial.
NATAL – O presidente da Aciap também falou sobre a preparação do comércio de Paranavaí para o período natalino. Segundo ele, serão investidos mais de R$ 1 milhão em decoração temática permanente.
De acordo com Viotto, haverá iluminação especial, apresentações musicais e outras atrações artísticas. Também haverá atividades diferenciadas para marcar a chegada do Papai Noel à cidade.