Lorenzetti: “A qualidade de vida era muito prejudicada”

O prefeito Rogério Lorenzetti entregou na manhã de ontem as etapas de pavimentação do PAC II nos conjuntos Dona Josefa, Tânia Mara e Jardim Simone, todos na região de abrangência de projetos da Vila Operária, em Paranavaí. Para o prefeito, o asfalto transformou aquela localidade.
“Para quem conheceu estes bairros antes da pavimentação, talvez hoje não reconheça mais as localidades. Se alguém tivesse ido para fora do Brasil, por exemplo, e voltasse nestes locais hoje, certamente diria que não são os mesmos bairros. A situação nos bairros era muito difícil. Cada vez que chovia, tudo virava uma erosão, as pessoas não conseguiam sair de casa com a lama, enfrentavam poeira, etc. A qualidade de vida era muito prejudicada pela falta da pavimentação e das galerias. Foi um investimento alto que o município fez, mas que resultou na melhoria da qualidade de vida da população”, disse.
O valor inicial do PAC II na região da Vila Operária é de quase R$ 15 milhões. Na etapa dos três bairros (Dona Josefa, Tânia Maria e Simone) foram investidos aproximadamente R$ 5,1 milhões nos serviços de pavimentação, calçamento e sinalização.
Nas obras, foram construídos 2.442 metros de galerias de águas pluviais, 69.432,49 m² de pavimentação, 19.418,45 metros de meio-fio com sarjeta, 29.387,91 m2 de calçadas em concreto e implantados 2.883 m² de sinalização horizontal.
“Não é fácil fazer uma obra no meio de uma cidade. O Jardim Simone é um dos bairros de localização central, numa das regiões mais nobres da cidade. Quando eu anunciei que o PAC contemplaria esta região, as pessoas não acreditavam, mesmo tendo feito várias reuniões aqui com os moradores. O apoio da presidente da Associação de Moradores, na época, a Cida Ravagnani, foi fundamental pela credibilidade que ela tem junto à comunidade. Por fim, temos que agradecer ao Governo Federal, que é o financiador destas obras. O que estamos entregando à comunidade faz parte de um projeto de algum tempo atrás, que resultou na pavimentação de mais de 30% dos bairros de periferia de Paranavaí, através do PAC, transformando nossa cidade”, concluiu Lorenzetti.
A ex-presidente da Associação de Moradores do Jardim Simone, dona Cida Ravagnani, contou que “o dia que o prefeito assumiu o primeiro mandato, nós tínhamos uma cobrança muito grande para a melhoria do bairro. Estávamos fazendo aquele asfalto comunitário, na época. Convidamos mais de 80 pessoas, moradoras do bairro, para uma reunião, e tivemos uma palavra do prefeito Rogério: ‘se vocês confiarem, nós vamos fazer asfalto no Jardim Simone, do começo ao final do bairro’. Desde aquele dia eu confiei na palavra do prefeito, conversei com os moradores, paramos o asfalto comunitário e esperamos. Eu, por exemplo, fui uma das últimas a receber o asfalto em frente à minha casa, mas eu continuei confiando que ia chegar e recebi um asfalto de primeira, de qualidade. A boa vontade do prefeito em ir atrás de recursos junto ao Governo Federal fez toda a diferença para que ele pudesse cumprir o compromisso com a nossa comunidade”, enfatizou.
Os momentos de entrega das obras nos três bairros foram acompanhados por moradores das regiões contempladas com a pavimentação, além de lideranças locais.