Lorenzetti afirma que esporte é imprescindível para o desenvolvimento integral da educação

“O esporte é um acessório muito importante para o desenvolvimento integral da educação. É em competições como esta que as crianças aprendem sobre garra, disciplina, força de vontade. O esporte não produz só atletas medalhistas ou campeões. Ele produz gente dedicada, que sabe trabalhar em equipe por um objetivo comum. É uma experiência que se leva para todos os aspectos da vida”, destacou o prefeito Rogério Lorenzetti, que fez a abertura oficial da 3ª edição dos Jogos Infantis da Educação Nota na noite da última quinta-feira (25). As competições vão até o dia 1º de novembro, e a maior parte das provas acontece no Centro Esportivo do Sesc.
Os Jogos Infantis da Educação Nota 10 foi criado para desenvolver a prática esportiva entre crianças e adolescentes das escolas do município, despertando o gosto pelo esporte com fins educativos e formativos e possibilitando o intercâmbio entre os alunos de estabelecimentos municipais e particulares de Paranavaí.
“Temos investido muito na educação e no esporte porque entendemos que, aliados, estes dois segmentos colaboram para o desenvolvimento pleno dos alunos, não só no âmbito escolar, mas para o exercício de sua cidadania”, apontou o prefeito que ainda cumprimentou os professores pelo comprometimento em promover uma educação de qualidade para as crianças e adolescentes do município.
Rogério também agradeceu a confiança da população em permitir que os trabalhos iniciados tenham continuidade com o segundo mandato, que se inicia em janeiro de 2013. “Uma cidade só planta um futuro bom quando investe nas crianças. Quero continuar trabalhando para que todos nós possamos nos orgulhar ainda mais de Paranavaí e dos cidadãos que estamos ajudando a se formar aqui. Desejo um futuro muito especial para todos nós e fico feliz de poder fazer parte da construção desse futuro”, concluiu.
Para a secretária de Educação, Cida Gonçalves, a realização dos Jogos da Educação Nota 10 não é apenas um evento isolado, mas faz parte de um conjunto de estratégias implantadas pelo município para promover um ensino integral e de qualidade.
“Na atual administração já foram construídas quatro quadras cobertas em escolas que antes não tinham um espaço digno para a prática esportiva e para o lazer de seus alunos. Nós reconhecemos o alto nível de competência e boa vontade dos nossos professores, mas também sabemos que é preciso investir em estrutura. E o prefeito Rogério se preocupa em realizar melhorias em todos os aspectos. Hoje temos um conjunto de qualidade na Educação, com merenda saudável, transporte escolar pontual, além das várias reformas que estão acontecendo há quase quatros anos nas escolas do município. É um conjunto de realizações em busca da qualidade, da excelência”, destacou a secretária.
Ao todo, 21 instituições de ensino (sendo 18 municipais e três particulares) estão representadas nas competições dos Jogos. São aproximadamente 3.500 estudantes (de 1º a 5º ano) disputando as modalidades: bola queimada, cabo de guerra, xadrez, atletismo, revezamento de travesseirinho e percurso motor. O ganhador de cada categoria vai levar para casa uma medalha e as cinco escolas que obtiverem as melhores pontuações na contagem geral vão ser premiadas com um troféu.

Vencedora do concurso de logomarcas
A aluna do 5º ano da Escola Municipal Neusa Pereira Braga, Aline de Souza Araújo, foi a vencedora do Concurso da Logomarca do 3º Jogos Infantis da Educação Nota 10, promovido pela Seduc (Secretaria Municipal de Educação). A logomarca criada por Aline foi utilizada em toda a comunicação visual desta edição dos jogos e a aluna foi premiada, junto com sua professora, Fernanda Luciano Buges dos Santos. As duas, aluna e professora, receberam a premiação do Concurso das mãos do prefeito Rogério Lorenzetti e da secretária Cida Gonçalves.
O atleta da modalidade de revezamento de travesseirinho da Escola Municipal Pedro Leal, Luis Felipe Ferreira de Carvalho, proferiu o juramento dos atletas. A abertura dos Jogos teve ainda a apresentação de duas danças do Corpo de Ballet Tayna Mateus.
A solenidade de abertura dos Jogos da Educação Nota 10 contou ainda com a presença da primeira-dama do município, Cristina Lorenzetti; do presidente da Fundação de Esportes, Paulo Franzini; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Aurélio da Conceição (Shiroff); do professor Ademir Nicola Francisco (Mimi), representando o Núcleo Regional de Educação; além de pais, professores e diretores das escolas participantes.