Lorenzetti divulga nomes do novo secretariado
Assim foi a divulgação do secretariado do prefeito reeleito, Rogério Lorenzetti, para iniciar o mandato 2013/2016. As secretarias recém-criadas – Administração e Proteção à Vida, Segurança e Trânsito, não tiveram os seus titulares divulgados. Conforme antecipado pelo DN, a maioria dos secretários permanece para a próxima gestão.
Embora também antecipadas pelo DN, as mudanças mais impactantes estão na Secretaria de Saúde, com a confirmação de Agamenon Arruda de Souza; na Secretaria de Governo, com o atual presidente da Câmara, Nivaldo Mazzin; na Secretaria de Esporte, com o suplente de vereador, Márcio Gonçalves.
Outra novidade anunciada neste sábado é a criação da Diretoria Especial de Turismo, cuja proposta é torná-la secretaria. A titular será Sony Zerbato Felippe.
O prefeito Rogério Lorenzetti explicou que deverá divulgar nos próximos dias o titular da Administração. Já no caso da Secretaria de Proteção à Vida não há a mesma urgência. O prefeito lembra que a estrutura está em fase de criação, exemplo do principal serviço, a guarda municipal. Por isso, a escolha acontecerá no ano que vem.
O período que antecedeu a divulgação foi de muito diálogo. O prefeito conseguiu manter a base da sua equipe, embora tenha sido reeleito numa coligação de 14 partidos. Mais relevante ainda a manutenção dos atuais titulares se levado em conta o critério adotado por ele para ocupar os cargos.
Lorenzetti tem reiterado que sua equipe foi montada levando em conta os componentes políticos e o aspecto técnico. Ainda em campanha ele informou que a participação no seu governo seria proporcional à quantidade de votos de cada partido.
Na sua mensagem aos secretários, o prefeito pediu empenho. Lembrou que a função não é um emprego, mas sim, servir à população. Por isso, vai cobrar agilidade de todos os integrantes da equipe. Haverá avaliação semestral por meios objetivos, incluindo pesquisas qualitativas e as metas assumidas no plano de governo.
Teruo Kato fala em projeto de médio e longo prazo
O anúncio dos nomes do secretariado aconteceu em tom otimista. O deputado estadual Antonio Teruo Kato antecipou que deverá assumir a liderança do PMDB na Assembleia Legislativa ano que vem. Isso dará mais representatividade ao Noroeste.
O parlamentar disse que o grupo político dele de Lorenzetti não busca resultados imediatos, mas um projeto de médio e longo prazo para a região. Também analisou ser importante a proximidade com o Governo do estado.
Em nome dos partidos políticos falou o ex-prefeito José Augusto Felippe, do PSD. Ele lembrou a responsabilidade de integrar uma equipe. Reiterou apoio ao prefeito, lembrando que tão importante quanto ajudar no processo eleitoral é apoiar e ajudar na administração. Ele sugeriu que o ambiente de união visto na campanha continue para o bem da cidade.
O vice-prefeito eleito, Rubens Felippe, disse que Paranavaí vive um momento importante da sua história e experimenta um ritmo acelerado de desenvolvimento, a exemplo do Brasil. Os secretários, opinou, são responsáveis por fazer as transformações que a população deseja. “Todos têm muito a oferecer”, resume.
Além dos novos secretários, os atuais titulares mantidos são: Antonio Homero Madruga Chaves – Procuradoria Jurídica; Aparecida Gonçalves – Secretaria de Educação; Carlos Alberto Vieira – Controladoria; Eurípedes Lemes Silva – Secretaria de Infraestrutura; Gilmar Pinheiro – Secretaria de Gestão Pública; João Carlos Marques – Secretaria de Meio Ambiente; Joaquim Aurélio da Conceição – Desenvolvimento Econômico; Marli Bavia – Secretaria de Assistência Social; Moacir Ferreira Maciel – Secretaria de Desenvolvimento Urbano; Osmar Wessler – Secretaria de Agricultura; Paulo César de Oliveira – Fundação Cultural.
Conheça os integrantes da equipe:
SECRETARIA DA SAÚDE
Agamenon Arruda de Souza – Empresário e membro da diretoria da Santa Casa de Paranavaí, onde colabora há quase 30 anos. Foi vereador do município por quatro legislaturas e chefe do Escritório Regional da Setp (Secretaria de Estado do Trabalho). Filiado ao PMDB.
PROCURADORIA GERAL
Antonio Homero Madruga Chaves – Advogado e atual procurador geral do município. Formado em Direito pela Faculdade da Alta Paulista e em Ciências Contábeis pela Fafipa, com especializações em: direito penal, civil, tributário, administrativo, constitucional, processo civil e processo penal. Atual presidente do Beck Sport Clube. Filiado do PDT.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Aparecida Silveira Gonçalves – Pedagoga, funcionária pública de carreira do município há 27 anos, e atual secretária de Educação. Formada em Pedagogia pela Fafipa com especialização em Alfabetização e em Supervisão, Orientação e Administração Escolar. Foi diretora da Pré-Escola Isbela Felippe, presidente do Conselho Municipal de Educação e é membro da Diretoria Executiva da Undine Paraná (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná).
CONTROLADORIA
Carlos Alberto Vieira – Funcionário público de carreira do município há 26 anos. Cursou administração na Fafipa e MBA em gerenciamento da administração pública pela Facinter. No momento, está cursando Direito pela Unipar. Foi presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Paranavaí entre 2007 a 2009. Filiado PSC.
SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA
Eurípedes Lemes Silva – Comerciante e pecuarista. Gestor empresarial na área de máquinas agrícolas e atual secretário de Infraestrutura. Filiado ao PMDB.
GESTÃO PÚBLICA
Gilmar Pinheiro – Técnico contábil. Funcionário público de carreira do município há 33 anos e atual secretário de Gestão Pública. Esteve à frente da diretoria de contabilidade, orçamento e tesouraria por quase 20 anos.
MEIO AMBIENTE
João Carlos Araújo Marques – Meio Ambiente: Produtor rural, formado em engenharia agronômica pela Universidade de Passo Fundo com especialização em Meio Ambiente. Foi secretário de Agricultura do município e diretor de educação integral. Filiado ao PDT.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Joaquim Aurélio da Conceição – Representante comercial e atual secretário de Desenvolvimento Econômico do município. Foi vereador por três legislaturas e já ocupou o cargo de Presidente da Câmara. Filiado ao PMDB.
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Jorge Roberto Pereira da Silva – Jornalista e atual secretário de Comunicação Social. Iniciou sua carreira profissional em Maringá em 1977. Trabalhou nos jornais O Diário do Norte do Paraná e nas sucursais dos jornais Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Foi assessor de imprensa da Aciap, Sociedade Rural e da Câmara Municipal. Secretário de Comunicação Social entre 1996 e 2000 e de 2008 a 2012.
FUNDAÇÃO DE ESPORTES
Márcio Gonçalves – Técnico em processos gerenciais. Foi presidente da Associação de Ciclismo de Paranavaí e chefe de gabinete do prefeito Rogério Lorenzetti. É primeiro suplente de vereador na gestão que se inicia. Filiado ao PMDB.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Marly Correia Faria Bavia – Assistente Social formada pela Fafipa com especialização em gestão de políticas sociais com centralidade na família e em gestão de políticas públicas com ênfase no sistema único de assistência social (Suas). Atual secretária de assistência social. Trabalhou na Apae como assistente social por 3 anos, foi vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e é a atual conselheira suplente do Conselho Estadual de Assistência Social. Filiada ao PMDB.
DESENVOLVIMENTO URBANO
Moacir Ferreira Maciel – Engenheiro civil formado pela UEM com especialização em construção de obras públicas pela UFPR. Já trabalhou no escritório regional da extinta Seop (Sec. de Obras Públicas). Filiado ao PMDB.
SECRETARIA DE GOVERNO
Nivaldo Aparecido Mazzin – Vereador por quatro legislaturas e atual presidente da Câmara Municipal de Paranavaí, função que já exerceu por cinco vezes. Nos seus quase vinte anos de vida pública, já ocupou o cargo de prefeito municipal em duas ocasiões (2003 e 2012). Foi chefe do escritório do Paraná Esporte e Ouvidor Geral do município. Filiado ao PPS.
SECRETARIA DE AGRICULTURA
Osmar Wessler – Produtor rural e atual secretário de Agricultura do município. Foi presidente da Associação de Moradores de Graciosa e do Graciosa Clube de Tradições e vereador por duas legislaturas.
FUNDAÇÃO CULTURAL
Paulo César de Oliveira – Bancário aposentado e atual presidente da Fundação Cultural. Bacharel em Direito pela Unoeste. Músico, Poeta e Compositor. Participou do primeiro elenco do TEP – Teatro Estudantil de Paranavaí, em 1969, tendo dirigido o Grupo por mais de 20 anos. É um dos fundadores do Grupo Gralha Azul. Foi vereador de Paranavaí por duas legislaturas e Secretário de Administração da Prefeitura de Paranavaí na gestão do prefeito Teruo Kato. Filiado ao PV.