Lorenzetti e Mohamad trabalham para aumento de percentual dos convênios com entidades

Membros do Fórum das Entidades de Paranavaí, composto por representantes de 12 entidades assistenciais da cidade, estiveram no gabinete de trabalho do prefeito Rogério Lorenzetti nesta sexta-feira (18) para solicitar uma revisão e aumento no percentual aplicado para o repasse de recursos através de convênios de subvenção com o município. Os membros do Fórum foram recebidos pelo prefeito e pelo presidente da Câmara Municipal, Mohamad Smaili, além da secretária de Assistência Social do município, Danielle dos Santos Alencar.
“Nós convocamos esta reunião e agradecemos a prontidão e disponibilidade em atender as entidades. As entidades estão solicitando uma revisão na porcentagem destinada, calculada sobre o valor do Plano de Aplicação de Trabalho. Sabemos que hoje são aplicados 10%, mas diante das dificuldades que cada entidade vem passando e a importância do trabalho desenvolvido, o Fórum das Entidades de Paranavaí está solicitando que isto seja revisto e sejam aplicados 15%. Todos entendem a atual situação do município em relação aos recursos livres a serem aplicados, mas também entendem que até agora a administração municipal sempre buscou maneiras de atender às solicitações porque reconhece a importância da atuação das entidades para a nossa população”, explicou a secretária.
A representante do CECAP e membro do Fórum de Entidades de Paranavaí, Líria Balestieri, salientou que “nós conversamos com o Fórum sobre a importância de todas as entidades se unirem no sentido de fazerem reivindicações de interesse comum. Este pedido se justifica. Nós não estamos pedindo simplesmente porque achamos que precisa aumentar este nosso convênio. A razão é que nós temos várias categorias de funcionários nas instituições; a maioria destes recursos que recebemos por convênio é para o pagamento de funcionários, e o Sindicato deu um reajuste bem maior que 10% para algumas destas categorias e este repasse do convênio já não cobrem estas despesas. E é muito importante que a diretoria das entidades receba estes recursos do município, porque sem estes recursos nossas entidades não conseguem trabalhar. Estes 5% a mais nos darão condições de suprir esta diferença salarial dos nossos funcionários. Vai fazer uma diferença muito grande para as nossas entidades”, frisou.
Para o prefeito, a solicitação é bastante pertinente considerando a importância da atuação das entidades em benefício da população. “Temos acompanhado bem de perto a questão dos recursos destinados à entidades. Quando recebemos o pedido para esta reunião, imediatamente contatamos o vereador Mohamad Smaili, que é presidente da Câmara Municipal, para que ele participasse deste momento e desta decisão, já que uma mudança como esta também depende da aprovação junto ao Legislativo. Prestamos todo o nosso reconhecimento ao trabalho feito pelas entidades assistenciais de Paranavaí. É através das entidades que as comunidades dos bairros são assistidas em suas necessidades”, destacou Lorenzetti.
O presidente da Câmara Municipal, Mohamad Smaili, esclareceu que “já conversamos com nossa Assessoria Jurídica e definimos que, pela Câmara, nós vamos apresentar uma emenda ao Plano de Aplicação de Trabalho, pedindo o aumento deste percentual para as entidades. Acreditamos que não haverá nenhuma dificuldade. Temos esta parceria com o Executivo, trabalhamos em prol da cidade, e sabemos dos trabalhos que cada entidade também desenvolve para atender nossa população. A previsão é de que na próxima quarta-feira, dia 23, junto com o Joaquim de Paula Pinto Júnior, que é o contador da Secretaria de Fazenda, vamos visitar as Comissões na Câmara para já entrarmos com essa emenda, com pedido e autorização também do prefeito Rogério. Vamos fazer todo o caminho correto para garantir estes recursos para as entidades”, garantiu.
“Nos sentimos muito confortáveis quando procuramos a Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura, a Câmara, porque recebemos o mesmo respeito de quando participamos de uma audiência oficial. Não é em nosso nome que pedimos, mas em nome dos usuários que atendemos, porque sabemos que se faltar aquele atendimento, quem vai sofrer é a comunidade. Agradecemos muito este respeito e atenção que temos recebido durante todos estes anos”, agradeceu a representante da Agepaz, Elza Carvalho Grade.
Segundo um levantamento feito pela Secretaria de Fazenda do município, os 5% a mais solicitados pelas entidades representam um valor de pouco mais de R$ 81 mil. As entidades beneficiadas com recursos através de convênios de subvenção junto ao município, e que compõem o Fórum de Entidades de Paranavaí são: Guarda Mirim, Provopar, Agepaz, CECAP, Casa das Crianças, Goes, Pastoral da Criança, Lar Vicentino, Asilo Lins de Vasconcelos, Casa do Servo Sofredor, Comunidade Católica Emanuel e APAE/Centro de Apoio ao Deficiente.