Lorenzetti exalta patriotismo e pede reflexão sobre o momento político

“Ser patriota é ter responsabilidade de escolher bem seus governantes”, discursou o prefeito Rogério Lorenzetti ontem de manhã na cerimônia de abertura da Semana da Pátria. A cerimônia em frente ao prédio da Prefeitura marcou em Paranavaí o início das comemorações dos 192 anos de Independência do Brasil.
O prefeito falou sobre a proximidade das eleições e pediu que a população reflita sobre a importância deste momento para a construção de um país melhor.
“Daqui pouco mais de um mês, o povo será protagonista do evento mais democrático deste país: as eleições. Nas eleições somos todos iguais, da maior autoridade à pessoa mais simples deste país: o voto de cada um tem o mesmo peso, o mesmo valor”, destacou.
Lorenzetti também criticou “os analfabetos políticos” e ressaltou o dever de todos em eleger pessoas verdadeiramente comprometidas com os anseios da população.
“Ser patriota é ter responsabilidade de escolher bem seus governantes; ser patriota é dedicar-se a comparar candidatos e candidatas, observar suas plataformas e propostas, analisar sua competência, seu passado e sua folha de serviços e discutir, com serenidade, sobre o assunto. […] Cidadania, civismo e patriotismo é muito mais que participar das atividades alusivas à Pátria. É participar da vida de sua comunidade, é ajudar na construção de um país melhor e trabalhar pela felicidade de todos”, completou.
Falando em nome do Poder Legislativo, o vereador Mohamad Smaili (presidente da Câmara de Vereadores) salientou a importância das crianças para a construção de um país mais justo e igualitário e destacou o Brasil como um país privilegiado, que conquistou a sua liberdade e independência pelas mãos de muitas pessoas, derrubou a ditadura e agora precisa seguir lutando para se firmar como um país próspero.
O juiz diretor do Fórum, José Foglia Junior, se pronunciou em nome do Poder Legislativo, classificou a Proclamação da República como a data cívica mais importante do país e lembrou a luta de muitos povos, especialmente no Oriente Médio, que seguem batalhando pelo sonho da independência e de um território próprio.
“A Proclamação da Independência possibilitou ao nosso país tratar do seu próprio destino. Estamos hoje rendendo as nossas homenagens a essa data e a pessoa de Dom Pedro I, que com seu exemplo de força e determinação possibilitou a independência do nosso país e a manutenção da integridade nacional”, afirmou José Flogia Junior.
O promotor de Justiça Marcelo Gobbato, representante do Ministério Público, enfatizou a importância do patriotismo para uma nação.
“Ser patriota é cultivar valores e atitudes, não apenas no plano teórico, mas, sobretudo através de práticas e atitudes concretas que nos fazem crescer e ser melhores, sobretudo entre aqueles que detém poder de mando e decisão e que são responsáveis pela vida de tantas pessoas”, frisou Gobbato.
A cerimônia de abertura da Semana da Pátria contou ainda com o acendimento do fogo simbólico da pátria, que foi conduzido pelo atleta Antonio Senra, e a apresentação da Orquestra de Sopros Paranavaí, responsável pela execução dos hinos nacional e da independência.
O evento reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, além de várias autoridades civis e militares, atiradores do Tiro de Guerra, estudantes e professores da rede municipal de ensino.
DESFILE – Encerrando as comemorações da Semana da Pátria, no dia 7 de setembro, domingo, será realizado o tradicional Desfile Cívico na Rua Pernambuco, no trecho entre as Ruas Paraíba e Souza Naves, a partir das 8h. A Secretaria Municipal de Educação está prevendo a participação de aproximadamente 43 instituições no desfile, entre escolas e outras entidades.