Lorenzetti: “Guarda Municipal inicia o serviço na primeira quinzena de fevereiro”
“Nós fizemos uma análise jurídica e chegamos à conclusão de que todas as opções que nós colocamos na mesa, poderiam colocar em risco a nomeação de vocês. Então nós estamos fazendo uma mudança no Edital da Guarda Municipal, e essa mudança vai permitir que os aprovados no Curso de Formação possam ingressar no serviço junto ao município ainda na primeira quinzena de fevereiro, através da apresentação dos documentos necessários”, anunciou o prefeito Rogério Lorenzetti. O anúncio foi feito durante o baile organizado pelos 37 formandos da GM na noite da última terça-feira (19).
Em seu discurso, Lorenzetti destacou que a implantação da Guarda Municipal de Paranavaí é uma das prioridades da atual gestão. “A ideia da Guarda Municipal partiu da premissa de que a cidade já comportava este serviço, porque nós temos mais de 100 equipamentos públicos para zelar. E isto não é uma tarefa fácil. As pessoas vinham pedir para nós (a mim e ao Gilmar Pinheiro, que era o secretário responsável da área na época) que precisava de vigias. Nós entendemos então, com uma indicação também da Câmara Municipal, que era o momento de se instituir a Guarda em Paranavaí”.
E o prefeito ainda complementou: “A partir daí se iniciou um processo burocrático muito difícil, porque a Guarda é uma corporação diferenciada, que vai trabalhar com a segurança. Vocês, Guardas Municipais, vão ter relacionamento com pessoas nas mais variadas situações. E, por desejo nosso na elaboração da Lei, poderão usar armas letais. Isto significa uma grande responsabilidade com a vida das pessoas. Temos notícias de várias outras cidades que tiveram dificuldades e precisaram desarmar a Guarda Municipal e treinar novamente. Isso mostra que não é uma tarefa simples a implantação deste serviço para a comunidade”.
A formatura oficial da Guarda Municipal precisou ser adiada por questões burocráticas que impediram a conclusão do treinamento de tiro dos 37 candidatos aprovados em concurso e convocados para a Escola de Formação. “O edital de convênio com o Governo do Estado, prevê que os integrantes da Guarda Municipal precisam ter concluído um treinamento de tiro completo com revólver e com pistola. A munição para os dois tipos de arma foi toda licitada e comprada pelo município, mas o Exército não autorizou o recebimento total da munição e, por isso, os alunos do Curso de Formação fizeram apenas o treinamento com revólver. Ainda falta o treinamento com pistola e, isso seria um entrave para a contratação do pessoal. Mas o prefeito Rogério, demonstrou mais uma vez seu compromisso com cada um dos alunos e também com a população, que anseia pela implantação da Guarda, e buscou uma saída inteligente, prática e que atende da melhor maneira a todos”, explicou o secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Nivaldo Mazzin.
Sendo assim, durante a solenidade Lorenzetti assinou o Decreto nº 4/2016 retificando o Anexo B – Grade Curricular do Edital 003/2012 – fase Curso de Formação, publicado em 13 de maio de 2015, que passa a vigorar com o desmembramento do Treinamento Prático da grade curricular. “Assim poderemos convocar todos os aprovados nas disciplinas concluídas, e eles irão trabalhar temporariamente sem armas letais, até que seja concluído todo o processo burocrático com a liberação da munição para que eles possam terminar o treinamento de tiro”, enfatizou Mazzin.
“O concurso foi em 2012 e ele é válido por no máximo quatro anos. A partir de abril já não poderíamos mais chamar aqueles que foram aprovados por restrições da Lei Eleitoral. A situação ficou grave. Por isso, fizemos uma reunião na terça-feira (19), onde consultei toda a equipe sobre os riscos e as possibilidades que tínhamos, e nós tomamos a atitude necessária, que vai possibilitar aos Guardas Municipais o ingresso nos quadros do funcionalismo público municipal e a conclusão posterior da prática de tiro. Não é uma decisão fácil, mas eu sou um homem de coragem e desejo que vocês tenham o reconhecimento do município e da população pelo empenho e dedicação que vocês tiveram até agora no Curso de Formação”, concluiu o prefeito Rogério Lorenzetti.