Lorenzetti: Novos governos vão implementar medidas para retomada do desenvolvimento
“Eu acho que vai ser melhor. Vai se instalar o novo governo do Estado e o novo governo federal. E os novos governos, desde o seu início, vão buscar implementar medidas para trazer benefícios à população. O Brasil vive uma crise muito grande, que tem no desemprego sua face mais cruel. Parece que começou uma recuperação, mas ainda é muito incipiente. Os novos governos vão adotar políticas para a retomada do desenvolvimento do país”.
A opinião é do ex-prefeito Rogério Lorenzetti (PSD), que foi candidato a deputado federal nas eleições deste ano, obteve mais de 40 mil votos, e foi manifestada nesta sexta-feira (28) ao ser instado a comentar sobre suas perspectivas para o ano de 2019.
Ele disse que tem “boas perspectivas” em relação ao governador Ratinho Júnior, que toma posse no próximo dia 1º. “É um jovem que tem ideias inovadoras e futurista e que montou uma equipe capacitada para ajudá-lo a governar”, diz Lorenzetti. Ele acredita que o futuro governador é um político em ascensão, que está construindo uma carreira e vai ocupar cargos importantes na república. “Ele é inovador e fará um governo progressista”, resume ele.
Sobre o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, o ex-prefeito avalia que, “pelo que ele (Bolsonaro) tem falado, haverá uma diminuição no tamanho do Estado, que ficará mais enxuto, permitindo atender as demandas sociais”. Acredita que o novo governo vai adotar medidas para aumentar a empregabilidade. “Acho que virão por aí medidas para facilitar o acesso ao mercado de trabalho. E garantir a remuneração para que os trabalhadores tenham uma vida digna”, diz.
O ex-prefeito também aposta que o Governo Bolsonaro vai investir no combate à corrupção. “Estou esperando um combate efetivo à corrupção. Esta é uma medida que é positiva para o país em todos os sentidos”, enfatiza.
AGRONEGÓCIO – Produtor rural de profissão, Lorenzetti está otimista em relação ao setor. “O mundo depende de alimentos e o Brasil é um dos maiores produtores de cereais e proteína animal do planeta. Então o país sempre será parte importante nas negociações internacionais. E o agronegócio vai continuar crescendo”, explica.
Mas a confiança do ex-prefeito não se limita ao desempenho do agronegócio. Ele avalia que outros setores também vão se desenvolver. Aponta o exemplo meganegociação envolvendo a Embraer e a Boeing, as grandes empresas brasileiras que estão operando e conquistando mais mercado no exterior e até a retomada de operação de empresas que, envolvidas com corrupção, estão fazendo acordos de leniência e retomando as atividades, como a Construtora Odebrecht. “Isto é muito importante para a geração de empregos”, diz ele.
Lorenzetti aposta também que o Governo Federal vai promover a terceirização de vários setores, de forma especial na infraestrutura, como as rodovias. “Teremos, de um lado, mais pedágios, mas de outro, mais segurança nas rodovias”. Ele não vê mais como o poder público possa resolver os problemas da falta de manutenção sem a terceirização ou concessão. “Não tem como ser diferente”, diz ele, que avalia que a retomada de investimento nestes setores vai gerar mais empregos. “Isto também traz boas perspectivas para a economia nacional”, avalia o ex-prefeito.