Lorenzetti pede a Gleisi liberação de recursos para o combate à dengue

O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, encaminhou ofício à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, solicitando o seu empenho e intervenção nas esferas da saúde, no sentido de apoiar o município nas ações de combate à epidemia de dengue e fazer frente às despesas decorrentes da mesma.
O documento foi entregue ao chefe de Gabinete da ministra, Carlos Carboni, que representou Gleisi durante a reunião de avaliação dos dois anos do Programa Arenito Caiuá, do Banco do Brasil, que foi realizada no último sábado (16), em Umuarama.
O evento contou com a presença do vice-presidente de Agronegócios do BB, Osmar Dias, do secretário de Agricultura de Paranavaí, Osmar Wessler, deputados, prefeitos da região e dezenas de lideranças políticas federais, estaduais e municipais.
Lorenzetti explicou que desde dezembro do ano passado Paranavaí vem enfrentado um número ascendente de casos de dengue que forçou o município a decretar estado de emergência.
"Esta epidemia obrigou o município a gastar, fora de sua programação de investimentos, cerca de R$ 3 milhões. Foram necessárias contratação de médicos, agentes de endemia, locação de carros e caminhões, respectivamente, para transporte dos agentes e de entulhos, deflagração pelos meios de comunicação de campanhas de conscientização da população, medicamentos e até mesmo aquisição de equipamentos, lençóis e cobertores para os leitos do Pronto Atendimento Municipal. […] Nossas necessidades são muitas. Precisamos de recursos financeiros, medicamentos, veículos, insumos etc. Até porque, após o controle da epidemia ficarão as despesas decorrentes da mesma", apontou o prefeito.
#IMG02
GRIPE A –
Aproveitando o ensejo, o chefe do Executivo solicitou ainda a intervenção da ministra para que Paranavaí seja contemplado com doses de vacina contra a gripe H1N1 em quantidade suficiente para imunizar toda a sua população e não apenas os chamados grupos de risco.
"Isto porque, com a população debilitada por conta da dengue, ela estará mais suscetível a contrair esta doença que começará a ameaçar a população já nos próximos meses", finalizou.
ARENITO CAIUÁ – O Programa Arenito Caiuá foi lançado pelo Banco do Brasil em 2011, em Paranavaí, com o objetivo de incrementar a produção na região através de linhas de crédito para as cadeias da mandiocultura, bovinocultura de corte e leite, avicultura, fruticultura, sericicultura, cafeicultura e silvicultura.
Na reunião deste sábado, Osmar Dias destacou que aproximadamente 65% dos agricultores beneficiados pelo programa são pequenos e médios produtores que conseguiram alavancar significativamente a produtividade de suas propriedades. Ele ainda agradeceu a parceria com as prefeituras e órgãos estaduais e garantiu a continuidade do programa por mais quatro anos, inclusive com a intenção de aumentar o valor do crédito no sentido de fomentar as boas práticas agrícolas e pecuárias.