Lorenzetti pede liberação de recurso para conclusão da creche da Vila Operária

O prefeito Rogério Lorenzetti, que nesta semana cumpre agenda em Brasília, foi recebido ontem pelos técnicos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) a quem solicitou agilidade na liberação dos recursos necessários para a conclusão da creche que está sendo construída na Vila Operária.
Lorenzetti, que estava acompanhado dos secretários Cida Gonçalves (Educação), Márcio Gonçalves (Esportes), e do engenheiro do município, Fábio Yoneyama, aproveitou a oportunidade para verificar o andamento burocrático das demais obras que estão em execução no município com recursos do Fundo, como é o caso das creches do Jardim São Jorge e Monte Cristo, e pleitear recursos para a compra de mobiliários.
A audiência foi agendada pelo gabinete do deputado federal Zeca Dirceu, que tem trabalhado para garantir agilidade no repasse dos recursos federais para a construção das creches.
“Já demos entrada no pedido de liberação de recurso e ajustamos os procedimentos para que a obra tenha continuidade. O próximo passo será conversar com os representantes da empreiteira responsável para retomar a construção da creche”, afirmou Lorenzetti, por telefone.
MAIS VAGAS – A Secretaria Municipal de Educação está trabalhando para, em 2014, criar 450 novas vagas na educação infantil com a conclusão de quatro creches que estão em construção no município. A previsão é que duas delas (nos Jardins São Jorge e Ipê) sejam concluídas ainda no primeiro semestre.
Os outros dois centros de educação infantil estão sendo construídos na Vila Operária e no Jardim Monte Cristo. As obras estão sendo executadas com recursos a fundo perdido do PAC 2 (segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento) e do Programa Pró-infância, do Governo Federal. Cada uma delas poderá custar cerca de R$ 1,4 milhão e vão ofertar, juntas, 180 vagas em período integral.
AUDIÊNCIA NO MEC – O prefeito, que percorreu vários ministérios tratando de assuntos de interesse do município, encerrou o dia com uma audiência no Ministério da Educação (MEC), onde tratou sobre a implantação do curso de medicina em Paranavaí.
Pouco antes da audiência, por telefone, Rogério revelou que solicitaria a relação de documentos e informações necessárias para se ajustar burocraticamente ao pleito. “O curso de medicina é uma das minhas prioridades e vamos lutar por ele, tendo em vista que a própria senadora Gleisi Hoffmann e o deputado Zeca Dirceu já se comprometeram em ajudar nesse pleito que é de Paranavaí e toda região Noroeste”, concluiu.