Lorenzetti reafirma compromisso com ajuda de custos para Reitoria da Unespar

“Várias cidades se candidataram para sediar a reitoria da Unespar, mas só Paranavaí apresentou uma proposta de cessão de um prédio para uso da universidade e recursos financeiros para ajuda com as despesas administrativas. Nossa proposta já vem sendo avaliada desde agosto de 2011”, disse ontem o prefeito Rogério Lorenzetti no seu retorno de Curitiba.
Ele acrescentou que “os deputados avaliaram a atitude do município como audaciosa e isto teve um peso importante para a aprovação do projeto de Lei para a instalação da reitoria em Paranavaí”.
O projeto de Lei nº 144/2013, de autoria do governador Beto Richa, que indicava a instalação da sede da Unespar em Paranavaí foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na sessão da última terça-feira (4). Lorenzetti acompanhou a votação em Curitiba e reafirmou o compromisso do município em oferecer as condições necessárias para a instalação da sede da reitoria da Unespar o mais breve possível.
“Nós vamos ceder o uso do prédio do município, que fica na Rua Pernambuco, onde funcionava a Junta de Conciliação e Julgamento. O espaço já abrigou a Secretaria Municipal de Agricultura e ainda é ocupado, por poucos dias, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico”, disse Rogério
Além disso, o município vai ajudar com os custos de água, luz, telefone, uma faxineira e possivelmente dois agentes administrativos, disse o prefeito. “Estimamos um investimento de aproximadamente R$ 240 mil em dois anos, que é o tempo inicialmente proposto para esta ajuda de custos. O Governo do Estado fez uma estimativa de que os gastos com a reitoria em Curitiba seria de aproximadamente R$ 7 milhões. Com esta decisão de trazer a reitoria para o interior, todo mundo sai ganhando”, ponderou o prefeito.
Na avaliação de Lorenzetti, a reitoria da Unespar em Paranavaí vai alavancar ainda mais o desenvolvimento regional, com a possibilidade de oferta de novos cursos e a atração de novos investidores para o município.
“O ganho na atração de investimentos é real. Sem contar o aspecto positivo da descentralização das decisões em favor do interior. O município precisará readequar um pouco o orçamento, mas acredito que é um preço adequado pela grande benfeitoria que isso representa para Paranavaí e toda a região Noroeste”, complementou.
Agora o município aguarda uma posição do Governo do Estado para definir o início do funcionamento da reitoria da Unespar em Paranavaí.