Lorenzetti recebe homenagem durante Femup
Na última sexta-feira (18), a direção do 51º Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup) prestou uma homenagem especial ao prefeito Rogério Lorenzetti. Das mãos da presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Cristiane Ribeiro, o prefeito recebeu o troféu Natividade, carinhosamente conhecido como troféu “Barriguda”.
Segundo o presidente da Fundação Cultural, Amauri Martinelli, várias conquistas no setor cultural foram implementadas a partir da atual gestão, como o Projeto de Descentralização da Cultura, onde oficinas livres passaram de 580 para mais 2.000 alunos nas vilas rurais, distritos e bairros mais afastados do centro, mantendo ainda os atendimentos na Casa da Cultura e Escola de Música. Martinelli também citou a assinatura da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que por muitos anos era reivindicação da classe.
“Tentamos por muitas vezes, em outras gestões, a criação desta Lei, mas não conseguimos. O prefeito Rogério encampou nossa ideia, implementou e regulamentou a nossa Lei”. Ele citou ainda o resgate e o retorno do Carnaval Popular e de Rua de Paranavaí, com a distribuição de prêmios para as melhores fantasias, desfile e a melhor marchinha carnavalesca; A reforma total da Escola de Música, que hoje realiza mais de 500 atendimentos por semana; e o Fórum e o Sistema Municipal de Cultura, que inclui também o Conselho Municipal de Política Cultural, o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais, os Sistemas Municipais Setoriais de Cultura e o Plano Municipal de Cultura, conquistas desta gestão.
Citou ainda o Projeto Clave de Luz, que ensina, profissionalmente e gratuitamente, música às crianças, jovens e adolescentes. “Hoje o projeto já se consolida com a Banda Sinfônica Clave de Luz, projeto coordenado pela nossa Orquestra de Sopros Paranavaí; e a Biblioteca Cidadã, em parceria com o Estado, que fica no Conjunto Tânia Mara” discorreu Martinelli.
E o presidente da Fundação Cultural continuou o discurso. “Ele é merecedor, pois, são muitos os motivos. Foram oito anos à frente da Prefeitura de Paranavaí e, muitas, muitas conquistas para a área da cultura, com atenção toda especial para o nosso movimento. Na maioria de nossos eventos culturais, podemos vê-lo na plateia, prestigiando nossas atividades não por obrigação política, mas, porque ele gosta, se sente bem”, ressaltou Amauri.