Loteamentos valorizam o Distrito de Sumaré

Lugar tranquilo, com várias opções de comércio e com muita oferta de emprego (por causa do Distrito Industrial). Junto a isso coloque uma baixa criminalidade e a opção de vários novos loteamentos com preços acessíveis. Esse é o Distrito de Sumaré, conforme visão do presidente da Associação de Moradores, Wilson Santana dos Santos.
O presidente ressalta a quantidade de comércios instalados no Sumaré e lembra que junto com o Distrito Industrial são gerados vários empregos para a população. Além disso, ele lembra que no distrito tem até agência bancária. “Nossa população tem a opção de vários empregos sem ter que sair daqui”, afirmou.
Há 12 meses presidindo a associação, Santos diz que hoje um dos principais problemas enfrentados pela população é a falta de estrutura no Posto de Saúde. “Quando chove as pessoas que vão durante a madrugada marcar consulta, ficam ao relento, pois não tem cobertura”.
Santos disse que uma de suas lutas da associação é proporcionar mais lazer para a população de aproximadamente oito mil habitantes, que hoje não tem muita opção. “O campo de futebol está abandonado e a quadra coberta necessita de reformas. Mas já tivemos a confirmação que esses problemas logo serão resolvidos”, falou.
Os números da prefeitura de Paranavaí indicam que o Sumaré possui 752 residências e tem 289 alvarás comerciais expedidos. Na área da educação existe a Escola Municipal Dr. José Vaz de Carvalho que atende Educação Infantil e Ensino Fundamental do primeiro ao quinto ano. São aproximadamente 327 alunos.
O distrito ainda tem o Centro de Educação Infantil Infância Feliz com 80 crianças de zero a cinco anos. Cerca de 600 alunos estudam no Colégio Estadual Profª. Adélia Rossi Arnaldi de Ensino Fundamental e Médio.
A Secretaria Municipal de Educação ainda mantém 109 alunos na Escola Municipal do Campo Profª. Edith Ebiner Eckert, situada na Chácara Jaraguá. Lá eles recebem educação fundamental do primeiro ao quinto ano.