Lotéricas suspendem abertura de contas bancárias nesta semana

Durante esta semana as casas lotéricas de Paranavaí não farão abertura de contas corrente e poupança. A mobilização tem adesão de estabelecimentos de todo o país e foi organizada pela Federação Brasileira das Empresas Lotéricas (Febralot). Começou no último sábado, dia 28, com a suspensão dos serviços bancários, entre os quais, saques e pagamento de boletos.
Os correspondentes da Caixa Econômica Federal pedem melhorias no sistema de captação e transmissão de dados. “É nossa principal reivindicação, porque o sistema tem caído constantemente”, disse o presidente do Sindicato dos Empresários Lotéricos do Paraná (Sinlopar), João Miguel Turcatto.
Outro problema apontado pelo presidente do Sinlopar é a defasagem dos valores repassados pela Caixa para a execução dos serviços bancários. “Queremos a reposição de algumas tarifas”, afirmou.
Segundo Turcatto, em todo o Brasil o número de casas lotéricas que aderiram à mobilização corresponde a 80% do total. No Paraná o índice é ainda maior. “A expectativa é que a cada dia mais empresários se juntem ao movimento”, disse. Em Paranavaí, empresários lotéricos estimam que a participação é de 100%.
Turcatto informou que nesta sexta-feira representantes dos sindicatos dos empresários lotéricos de todo o Brasil se reunirão em Brasília para ouvir as propostas da Caixa. “Se não formos favoráveis, vamos manter a suspensão dos serviços por tempo indeterminado”, afirmou, categórico.
Independentemente de qual seja o resultado da conversa, no sábado as lotéricas deverão suspender novamente a realização dos serviços bancários. “Dessa vez teremos adesão ainda maior”, assegurou Turcatto.