Luan: Grêmio tem qualidade para vencer o Real Madrid
"Luan? Ele é realmente bom", disse o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, há alguns dias, em referência à jovem estrela Grêmio. "Ele tem um futuro incrível à frente dele. As pessoas estão falando muito dele, o que me deixa muito feliz".
Quando ele ouviu essas palavras para si mesmo, Luan não pôde deixar de sorrir: "Ele (Marcelo) é uma pessoa maravilhosa. Ele tem muitos títulos, então talvez ele possa simplesmente deixar este para nós”. E com isso, ele explodiu sorrindo. Grêmio e Real Madrid disputam neste sábado, a partir das 15h, o título do Mundial de Clubes da Fifa.
E neste confronto, nos Emirados Árabes Unidos, Luan será o foco de muita atenção. "O mundo inteiro estará assistindo o jogo e vai ser um grande privilégio para todos nós", disse ele. "Queremos dar tudo e tentar e levantar este troféu", disse.
Luan conversou com o portal FIFA para discutir o duelo com os gigantes espanhóis.
FIFA – Você jogou e ganhou uma final olímpica e uma final da Copa Libertadores. Como vê está final?
Luan: Para mim, é tão importante. As Olimpíadas foram muito especiais porque o Brasil nunca ganhou ouro antes, e os Libertadores também. E esta final da Copa do Mundo de Clubes será um dos maiores jogos da minha carreira.
F: – Este é um torneio que é altamente avaliado na América do Sul. O que significaria para você ganhar a Copa do Mundo de Clubes?
Seria um sonho tornado realidade. É a maior coisa que um clube pode aspirar, e isso significaria muito para ganhar a Copa do Mundo de Clubes com Grêmio, não apenas para mim, mas também para a história do clube.
F: – O Real Madrid é o favorito ou não existe um favorito nesta final?
Eles são os favoritos, é claro, porque eles têm excelentes jogadores e o melhor jogador do mundo. Queremos realizar da mesma forma que fizemos o ano todo – com o estilo e o tipo de futebol que nos ajudaram a conquistar os Libertadores.
F: – O Grêmio ficou um pouco nervoso na sua semifinal contra o Pachuca e teve de trabalhar duro para a vitória. A equipe precisa jogar melhor para ter uma chance de vencer Madrid?
Temos que jogar melhor, mas acho que podemos fazer isso. O primeiro jogo desta Copa do Mundo de Clubes foi uma experiência nova para nós, especialmente para mim, e ficamos um pouco nervosos. Em seguida, começamos a encontrar nosso ritmo e entramos no jogo. Tivemos muitas chances e nós poderíamos ter criado ainda mais. O importante é que ganhamos e que estamos na final. É um jogo completamente diferente agora. Não há nervos e estamos prontos nas nossas cabeças para jogar.
F: – Existe alguma pressão sobre você para mostrar que uma equipe sul-americana pode competir com um dos gigantes do futebol europeu?
Tivemos um jogo difícil contra o Pachuca, e o Real Madrid também teve um jogo difícil. As correspondências foram próximas. O que temos a fazer é mostrar por que nos tornamos campeões sul-americanos. Temos a qualidade para vencer o Real Madri.
F: – Você conseguiu vencer o Pachuca no final, graças à sua velocidade. O que você acha que será a chave contra Madrid?
Precisamos estudá-los um pouco mais de perto para ver onde podemos destruir sua defesa e também ver como podemos impedir que eles façam o mesmo sobre nós. Será uma partida tática.
F: – Há mais de 2.000 fãs de Grêmio nos Emirados Árabes Unidos para animá-lo. O que isso significa para a equipe?
Isso mostra que eles acreditam em nós. Eles não teriam chegado aqui se não acreditassem. Temos de reembolsar a sua fé no campo agora, e temos de correr e mostrar o nosso compromisso. O resultado depende do esforço que colocamos. Estamos muito felizes por ter chegado tão longe para estar conosco.
GRÊMIO X REAL MADRID
QUANDO: NESTE SÁBADO
HORÁRIO: 15h
Decisão do Mundial de Clubes