Luis Fabiano pode sair como 5º artilheiro do clube

SÃO PAULO – Luis Fabiano, 32, voltou ao São Paulo sonhando se tornar o maior artilheiro da história do clube. Agora, pode se despedir do Morumbi ainda muito distante dos 242 gols de Serginho Chulapa.
O tento do empate por 1 a 1 com o Grêmio, na quarta-feira, pela quinta rodada do Brasileiro, possivelmente o último do centroavante com a camisa tricolor, foi o 173º do jogador.
A marca do camisa 9 é igual a de Luizinho, com quem divide a quinta colocação no ranking de goleadores.
Ambos estão atrás de França (182 gols), Teixeirinha (189), Gino (233), além, é claro, de Serginho, com 242 tentos anotados.
Dois anos e três meses atrás, quando foi buscado pelo São Paulo em Sevilha, na Espanha, Luis Fabiano já acumulava 118 gols, fruto de duas passagens pelo clube, e era o 12º no ranking.
Cinquenta e cinco tentos, algumas lesões e mais inúmeras confusões que minaram sua credibilidade com a diretoria e muitos torcedores, o centroavante admite que pode estar de saída.
"Todo mundo sabe o carinho que tenho por esse clube, mas a partir do momento que você é colocado no mercado…", declarou o jogador, após a partida contra o Grêmio.
O camisa 9 está em guerra com a diretoria desde que o presidente Juvenal Juvêncio declarou que aceitaria uma proposta para negociá-lo.
Segundo cartolas são-paulinos, o atacante apenas usa esse desentendimento para forçar uma nova e lucrativa transferência para o exterior.
"Embora declare o contrário, a gente percebe que ele tem interesse em sair. Não precisamos negociar ninguém, mas não temos costume de segurar jogadores que estejam insatisfeitos", afirmou o vice de futebol João Paulo de Jesus Lopes.
Tanto o centroavante quanto os dirigentes admitem que há propostas da Europa pelo camisa 9, de um clube da Turquia e outro da Grécia. Ambas, porém, ficam abaixo dos Ç 6 milhões (R$ 17,2 milhões) que o São Paulo deseja.